Educação | 16/06/2023

Prefeitura de Louveira realiza pinturas e reparos em 8 escolas municipais

Além da manutenção, 4 escolas passam atualmente por grande reforma e ampliação: CECI Mundo Maravilhoso, EMEF Odilon Leite Ferraz, EMEF José Pereira Dutra e Cecoin Chapeuzinho Vermelho.

Como importante investimento para conservação das escolas municipais, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Educação, tem avançado com pinturas e serviços de reparos nas unidades escolares, tanto de Educação Infantil como de Ensino Fundamental. Somente neste primeiro semestre, 8 escolas receberam nova pintura e manutenções. No CECI Herdeiros do Futuro e na EMEF Ângelo Argenton Filho, as pinturas já foram concluídas. No CECI Paraíso do Saber, CECI Pequenos Brilhantes, Emef José Odair Montelatto, e EMEI Prefeito Nicolau Finamore e CEIL Centro a pintura e manutenção estão em andamento.

“A Prefeitura tem cumprido um cronograma bastante importante de conservação das unidades escolares da cidade. E eu tenho acompanhado pessoalmente em algumas escolas o andamento dos serviços, sempre acompanhado pela direção da unidade e pelos secretários e técnicos. Estamos fazendo um grande investimento em reformas e ampliações em 4 escolas, que tinham uma necessidade urgente, e agora mais estas pinturas e reparos, que também são muito importantes para manter o ambiente sempre bem cuidado. Mas não vamos parar por aí; vamos seguir com novos trabalhos para melhorar a estrutura física das escolas”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

Além da pintura, as escolas também realizam alguns reparos necessários. No CECI (Centro Educacional de Convivência Infantil) Paraíso do Saber, será instalado um novo sistema de drenagem para melhor escoamento de água). Para não atrapalhar o andamento das aulas, o serviço será feito durante o recesso, que acontece de 10 a 21 de julho. No CEIL Centro (Centro Educacional Integrado de Louveira) será realizada a pinturas tanto do ginásio quanto no espaço da piscina.

“As pinturas e manutenções nas escolas de Louveira são parte importante dos investimentos que a Prefeitura tem feito na Educação, pois um ambiente escolar bem estruturado é fundamental para o desenvolvimento dos alunos”, disse a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula.

Obras

Com reformas estruturantes, Prefeitura segue com obras nas escolas municipais CECI Mundo Maravilhoso, EMEF Odilon Leite Ferraz, EMEF José Pereira Dutra e Cecoin Chapeuzinho Vermelho.

Cumprindo cronograma de vistorias técnicas, o Prefeito Estanislau Steck, acompanhado pelo Secretário de Desenvolvimento Urbano, Ricardo Pissulin, esteve nesta quarta-feira, 14 de junho, no Cecoin Chapeuzinho Vermelho para acompanhar de perto o andamento da reforma. A escola recebe reforma nos sanitários, nas salas administrativas, instalação de novos bebedouros na área de recreação das crianças, reforma na guarita para melhoria no acesso de entrada das crianças, troca de telhado, e, durante o recesso de julho, serão feitas as trocas de portas e janelas.

Na EMEF Odilon Leite Ferraz, a reforma inclui novos sanitários no piso superior e térreo, inclusive com a construção de 2 novos sanitários adaptados, um feminino e outro masculino, para pessoas com deficiência, implantação de um novo playground, troca de telhas e instalação de exaustor no ginásio, entre outros serviços. A escola não recebia uma reforma deste porte há pelo menos 10 anos.

No bairro da Estiva, a EMEF José Pereira Dutra passa por uma transformação completa, com mudança inclusiva na fachada e entrada da escola. A escola teve parte da estrutura de alvenaria demolida para reestruturar os espaços. A obra segue dentro do prazo. O projeto inclui ampliação das salas administrativas, nova recepção, diretoria e coordenação, novo refeitório, novos sanitários, construção de duas novas salas de aulas, reforma das salas de aula já existentes e reformulação do pátio externo.

Outra unidade em reforma, que segue adiantada é o CECI Mundo Maravilhoso, no bairro Santo Antônio. A unidade recebeu mudanças inovadoras pela Prefeitura, como a construção de solários em cada uma das salas, o que criou um ambiente interno mais amplo para as crianças, diferente da tradicional sala de aula fechada, com abertura apenas da porta de entrada e janela. Com uma grande porta de vidro que possibilita ampla abertura, o ambiente se caracteriza pela amplitude, melhoria na ventilação e na luminosidade. No pátio externo, depois de refeito todo o sistema de drenagem foi instalado um piso emborrachado que garante mais segurança para as crianças durante as brincadeiras.