Cidadão

Empresa

Servidor

Cultura & Eventos | 08/08/2023

Prefeitura de Louveira oferece Oficina Cultural de Bordado/ Patch Aplique - Macramê no Bairro Santo Antônio

As aulas acontecem de quinta feira no Atelier da Cultura

A Prefeitura de Louveira tem realizado semanalmente um reforço sobre as Oficinas Culturais que são realizadas na cidade e oferecidas gratuitamente pela Secretaria de Cultura e Eventos. Nesta semana, o destaque é a Oficina de Macramê/ Bordado.

As aulas de Macramê/ Bordado acontecem de quinta-feira no Atelier da Cultura (Rua Anderson Ricardo Marques s/n°), em três turmas: 08h às 10h, 10h às 12h e 14 às 16h, com a professora Neusa Cevalhos, para alunos a partir dos 15 anos.

A aluna Maria de Jesus conta que conheceu as oficinas culturais da Prefeitura há mais de 12 anos, mas que não conseguia participar, devido ao horário de trabalho, mas hoje, já aposentada, pode realizar esse desejo antigo. “Eu estou preenchendo o meu espaço nesses trabalhos, que gosto muito, como o Patchi Apliquê, do bordado livre. É algo que preenche um espaço da vida da gente, que melhora a qualidade de vida, de saúde”, comenta Maria de Jesus.

Questionada sobre a oficina, Maria de Jesus também comenta: “Dá para ajudar um pouco na parte financeira, para melhorar a qualidade de vida, . A professora é muito dedicada, ela dá toda a atençãoe é um trabalho que está dando resultado” disse a aluna.

Toninha, também aluna da oficina cultural, conta que o Macramê é quase uma herança de família “Eu conheço desde que a minha mãe e a minha avó já faziam, e eu sempre tive muita vontade de fazer, mas não tive oportunidade. Agora, com a professora Neuza, eu vim aqui e estou aprendendo, estou gostando muito. Era um sonho fazer isso, eu estou aprendendo e estou conseguindo fazer alguma coisa, estou muito feliz. Realizada.” conta Toninha.

A professora Neuza conta que sua experiência com bordada começou ainda quando era pequenina “Desde criança que eu faço bordado. Com 10 anos de idade, eu já fazia crochê, toda minha família faz. Eu tive a oportunidade da Prefeitura me chamar, isso faz mais de 20 anos, e eu gostei muito porque eu gosto de passar para as alunas o que eu sei. Eu me sinto realizada. Se eu começar um trabalho novo, eu já quero passar para elas” conta a Professora.

“E vou ser sincera, tudo o que eu ensino, eu ensino com amor. Eu me sinto muito bem, muito bem vendo elas fazerem. Eu fico feliz de falar ‘ela aprendeu’. O sonho da Toninha era aprender macramê e ela está realizada. Eu fico realizada como professora. Porque eu gosto de passar para elas tudo o que eu quero. E vou continuar” encerra a Professora.