Educação | 26/06/2014

Prefeitura de Louveira investe na qualidade da merenda escolar

Foto: Divulgação

A merenda escolar do município de Louveira alimenta com qualidade todos os dias os alunos da rede de ensino. A Prefeitura tem investido em constantes melhorias e adequações do cardápio para que as refeições servidas sejam saudáveis, equilibradas, saborosas e contenham todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento das crianças e jovens do município.

Resultado de muito estudo e planejamento nutricional, atualmente a merenda que chega à mesa das escolas e centros municipais de educação infantil conta com frutas, verduras, legumes, proteínas, alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e fibras, incentivando também os bons hábitos alimentares. Mais de 5,5  mil alunos em Louveira  recebem refeições completas, as quais garantem um melhor aprendizado e uma vida mais saudável.

Dentre as principais mudanças do novo cardápio elaborado pela Cozinha Piloto da Prefeitura, está a inclusão de ovos com maior frequência e  novos temperos como manjericão,  louro, sálvia e orégano. A sopa é outra novidade que está tendo ótima aceitação. Também foi acrescentado mais tipos de frutas como carambola, uvas de várias espécies, kiwi,  pera e morango, que são distribuídas conforme a época.   Nas saladas, que são servidas todos os dias,  foram incluídas recentemente a catalonha e a mostarda.

O café da manhã também ganhou reforço com a inclusão de pão francês integral e broa de fubá.  Foram inseridos ainda alguns alimentos diferenciados como cereal de milho em flocos e  cereal de chocolate, bolinhos de laranja e chocolate,  barrinha de cereal em três sabores diferentes, bananinha passa, tablete de fibra com chocolate, suco de laranja e biscoito de biomassa de banana.

De acordo com a nutricionista da Divisão de Merenda Escolar,  Marina Freire, a variedade garante o consumo de mais nutrientes. “A maior variedade de alimentos melhora a aceitação dos cardápios, aprimora o aporte de nutrientes ingeridos pelas crianças, além de atuarem como fator de educação de hábitos nutricionais saudáveis”, explicou.

A elaboração do novo cardápio envolveu toda a equipe técnica da Divisão de Merenda Escolar (DME) da Secretaria Municipal de Educação, que pesquisou a inclusão dos novos alimentos, experimentando e adequando à realidade de Louveira.  A equipe da DME conta com aproximadamente 120 funcionários, além de quatro técnicos de nutrição, dois nutricionistas e um chefe de divisão.

Cardápio nutritivo

Diariamente são servidas quatro refeições para os alunos do período integral, sendo café da manhã, merenda da manhã, café da tarde e merenda da tarde. Os alunos que permanecem na escola por meio período recebem duas refeições. São utilizados todos os dias para o preparo da comida, mais de 350 kg de carne, 110 kg de legumes, 310 kg de arroz, 220 kg de tomate e 160 kg de verduras. São distribuídas mais de 12 mil frutas e mais de 12 mil refeições.

O cardápio é bem variado e nutritivo. No café da manha é servido pão, broa ou bolacha,  leite com chocolate ou café ou bebida láctea  de sabores variados.  A segunda refeição é a merenda, que é composta por  arroz,  feijão,  carne ou frango, ovos, legumes ou  grãos como lentilha, grão de bico, soja ou feijão branco. A salada acompanha a merenda e sempre conta com  folhas e uma hortaliça como tomate, pepino, cenoura entre outros. Farofas com carne, farinha de milho e de mandioca, cenoura, aveia em flocos e cheiro verde é outro item que eventualmente  integra a  merenda.  Na sobremesa é servida uma fruta  ou um produto diferenciado como barrinha de cereais, banana passa, tablete de fibras com chocolate e outras várias opções.

No período da tarde, para o lanche, o aluno recebe  pães, broinha de milho, bolos e bolachas e no jantar são servidas sopas variadas.  Todas os meses, as crianças  recebem uma preparação fora da rotina, como risotos, macarrão, estrogonofe,  feijão preto, arroz à  grega, etc.
            De acordo com a nutricionista Marina Freire, o projeto de inclusão de novos alimentos é continuo “A aceitação dos novos alimentos tem variado conforme o tipo de alimento oferecido. Por este motivo, a DME continua sempre pesquisando novos alimentos para incluir  no cardápio substituindo os  alimentos que não forem bem aceitos. Também mantém contato com os fornecedores para melhorar a formulação de alguns destes produtos. Tudo isso para que os alunos recebam a melhor e mais completa alimentação e o resultado tem sido muito bom e a aceitação bastante positiva”,  destacou.

Além do trabalho nutricional,  a divisão de Merenda Escolar iniciou um projeto paralelo para a educação tanto das crianças quanto dos funcionários, sobre a quantidades que cada faixa etária deve consumir dos alimentos oferecidos na merenda.