Assistência Social | 31/07/2013
Prefeitura de Louveira inicia trabalho de abordagem de moradores de rua

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Louveira deu início ao trabalho de abordagem de moradores de rua na madrugada de quinta-feira (25 de julho), devido às baixas temperaturas registradas nos últimos dias.
Sob a coordenação do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), que já vinha acompanhando grande parte desta população, o trabalho é realizado diariamente das 18h às 21h30 em diversos pontos da cidade, como a Praça Nossa Senhora Mãe dos Homens, no Bairro Santo Antônio, e o Pátio Ferroviário, na região Central. Os acolhidos são encaminhados para um abrigo provisório onde pernoitam e recebem todos os cuidados.
Segundo o secretário de Assistência Social, Rogério Nóbrega, este trabalho inicial será complementado com a criação de um programa completo de abrigamento de pessoas em situação de rua. "A abordagem dos moradores de rua é uma das prioridades da Secretaria de Assistência Social para atender essas pessoas em qualquer época do ano", disse. Ele informou ainda que um local definitivo já está em fase de acabamento e deve ficar pronto em setembro. O novo abrigo contará com uma equipe de psicólogos, assistentes sociais, monitores e outros funcionários e terá capacidade para abrigar cerca de 30 moradores de rua por noite. O programa irá abranger o atendimento, o acolhimento e ações de recuperação da saúde e qualificação profissional dos moradores de rua.
Desde o início dos trabalhos, uma equipe de seis funcionários realiza de 10 a 15 abordagens diárias e, em média, apenas dois ou três moradores não concordam em pernoitar no abrigo. Alguns deles têm família e são auxiliados pelos técnicos a retornarem às suas residências. Segundo Rogério Nóbrega, com esta ação é possível demonstrar aos moradores de rua que eles serão bem atendidos no abrigo. "Eles (moradores de rua) já estão adaptados a este trabalho e criaram um vínculo com os profissionais da Assistência Social. Com isso já começamos a definir pontos de encontro na cidade para recolhê-los e encaminhá-los ao abrigo", concluiu o secretário.
O trabalho realizado com a população em situação de rua é efetuado pela Proteção Especial de Alta Complexidade do Serviço Único de Assistência Social (SUAS) em parceria com outras secretarias. "Além desta rede, contamos também com o apoio de entidades e cidadãos louveirenses que com atitudes positivas participam deste programa, compreendendo que estas pessoas devem ser verdadeiramente cuidadas”, concluiu Rogério Nóbrega.