Assistência Social | 28/05/2024

Prefeitura de Louveira inicia a Programação da Semana do Brincar

A Prefeitura de Louveira deu início nesta segunda à programação da Semana do Brincar. Nas UBS´s da cidade foram realizadas atividades artísticas com brinquedos e materiais para pinturas, onde foram oferecidos desenhos, lápis e canetinhas para que as crianças brincassem e soltassem a imaginação. Os agentes de saúde deram apoio, conversando com os pais e incentivando a importância do brincar. Além de palestras e rodas de conversa.

Louveira investe em uma série de programas e ações para o bem-estar e desenvolvimento das crianças. Com iniciativas como o PMIA, São Paulo pela Primeiríssima Infância e o Programa Prefeito Amigo da Criança, a cidade promove diversos serviços e atendimento multidisciplinar. Na educação, além de kits de materiais, são oferecidos programas complementares como Proerd e Bombeiros na Escola.

Na área social, o programa Mãe Louveirense apoia gestantes, enquanto o Ambulatório Mamãe Aconchego oferece serviços especializados em amamentação. Louveira se destaca nacionalmente com o Programa de Acompanhamento da Caderneta da Criança. No esporte, o município ampliou significativamente o número de vagas nas Escolinhas Municipais de Esporte, promovendo o acesso de mais crianças a 25 modalidades esportivas.

A Semana do Brincar em Louveira tem uma programação especial com atividades em diversos pontos da cidade. Confira:

28/05
US 21 DE MARÇO – 09:00h e 13:00h: Será realizada uma oficina de brinquedos com materiais recicláveis (que estaremos coletando até o dia do evento). A agente de Saúde estará nas mesas auxiliando e ensinando as crianças a montarem seus próprios brinquedos. Estimulamos brincadeiras das crianças com os pais, incentivando que seja um momento de vínculo e estímulo para brincadeira no dia a dia em casa.

AMBULATÓRIO DE SAÚDE MENTAL – Horário: Conforme os agendamentos: O tema da semana do brincar será abordado pelos Psicólogos do ambulatório: Natália, Alexandre e Michele em uma ‘roda de conversa’ após a sessão, entre os pacientes e seus responsáveis, falando sobre a  importância de atividades no brincar para o desenvolvimento psico-social-cognitivo.

29/05
US LMM – 09:00h:Pneumologista e vacinação infantil. Serão realizadas atividades lúdicas, como oficina do brincar, ‘contar de histórias’ e oficina de pinturas infantil com o foco no estímulo do desenvolvimento infantil.

US PAS – 09:00h: Será realizado o ‘Cantinho do Brincar’ com espaço para pinturas, desenhos, bexigas, ‘contar de histórias’, incentivando as crianças a explorarem seus conhecimentos e a criatividade de cada um.

Educação:

28/05
Os Alunos Acolhedores receberão na praça da igreja matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens às 9h. Serão ofertadas brincadeiras como: Ciranda Cirandinha, Batata Quente e Rabo do Jacaré. Convidados: Secretaria de Educação, UBS Antônio Carlos dos Santos e a escola EMEB Vice-prefeito Pedro Miqueletto (fase 05).

29/05
Os Alunos Acolhedores receberão na praça da igreja São Sebastião às 9h. Serão ofertadas brincadeiras como: Ciranda Cirandinha, Batata Quente e Rabo do Jacaré. Convidados: UBS Lucilene Mosca Melin, CRAS Centro, Assistência Social e a escola Ceil Infantil Profª Aparecida E. G. Yembo (fase 05)
Todas as unidades escolares desde os berçários até o 5° ano do ensino fundamental estarão com atividades diferenciadas dentro do tema “Vem pra roda”.

27 à 29/05
CRAS BSA – Serão realizadas oficinas de brinquedos, brincadeiras,pipoca e suco para as famílias em acompanhamento no PAIF.

27 à 29/05
CRAS CENTRO - Serão realizadas oficinas de brinquedos, brincadeiras,pipoca e suco para as famílias em acompanhamento no PAIF

28/05
FAZENDA SANTO ANTÔNIO – Serão realizadas diversas brincadeiras e atividades entre pais e filhos, Grupos de Oficinas do PAIF para as famílias atendidas no CRAS Centro e CRAS BSA (Segurança Alimentar). Será oferecido um lanche para as famílias.

29/05
FAZENDA SANTO ANTÔNIO - Serão realizadas diversas brincadeiras e atividades entre pais e filhos, Grupos de Oficinas do PAIF para as famílias atendidas no CRAS Centro e RAS BSA (Segurança Alimentar). Será oferecido um lanche para as famílias.

Esporte, Lazer e Juventude

Vai trabalhar com brincadeiras dentro das 60 aulas que oferece nos diversos espaços da cidade, para todas as idades, assim atingem um público maior.