Saúde | 30/04/2015

Prefeitura de Louveira estreita o cerco contra a dengue com nebulização em casas

nebulização

O setor de Vigilância em Saúde (Visa) da Prefeitura de Louveira recebeu nesta semana um importante reforço no combate a dengue. Utilizando máquinas de nebulização, agentes de saúde percorreram ruas e casas da cidade eliminando as formas adultas do mosquito causador da doença, que atingiu 131 moradores de Louveira desde o início do ano.

Com a aplicação do veneno, o órgão pretende reduzir consideravelmente a quantidade de mosquitos transmissores. “A nebulização se inicia a partir de um caso confirmado de dengue em determinado local. A partir daí aplicamos a nebulização leve na residência e nos arredores do local, e posteriormente fazemos a nebulização pesada em todo o bairro”, explica o diretor da Visa, Cristiano César Araújo.

A Prefeitura utiliza dois tipos de máquinas, uma mais potente e pesada, transportada com o auxílio de uma pick up, e outra utilizada pelos agentes como uma mochila. O aparato já foi usado nos bairros Reserva das Videiras, Quinta das Videiras, Parque das Videiras, Jardim Bandeirantes, Parque dos Estados , Terra Nobre e o condomínio Villaggio Capriccio, desde segunda-feira (27) até o final da tarde desta quarta-feira  (29).

O cronograma prevê percorrer nos próximos dias os bairros Vila Bossi e Jardim Niero (dia 30); Vila Pasti, Jardim 21 de Março e Sagrado Coração de Jesus (4 de maio); Vila Nova e Parque dos Sabiás (5 de maio). O itinerário não é fixo e pode ser alterado conforme necessidade. Em caso de ventos ou chuvas, o serviço será suspenso, pois diminui a ação do veneno.

A Vigilância reforça que os trabalhos de prevenção à doença são realizados durante todo o ano, mas são intensificados durante os períodos chuvosos, uma vez que o Aedes Aegypti se prolifera nas águas paradas frequentemente ocasionadas por chuvas.

Além da nebulização, Serviço de Controle de Zoonoses – que integra a Visa – intensificou os trabalhos de visitas casa a casa, a pontos com maior circulação dos vetores (como borracharias, por exemplo) e a locais onde há grande circulação de pessoas – como escolas e prédios públicos.

Confira outros trabalhos  de combate a dengue:

Visitas casa a casa: a equipe do serviço de controle de zoonoses realiza visitas diárias em residências do município, fazendo orientação e constatação "in loco" de possíveis criadouros. São 02 ciclos/ano, ou seja, cada ciclo refere-se a uma visitação em todo município.

-  Visitas casa a casa (pendências): retornos a residências que se encontravam fechadas no ciclo casa a casa. Estas visitas são feitas aos sábados. Nesta caso é importante orientarmos o morador sobre a importância de receber os agentes para realização da visita e orientação

Visitas em imóveis especiais: Visitas dos agentes em igrejas, escolas, hospitais, prédios públicos, centros esportivos, delegacias, parques e hotéis;

Visitas em Pontos Estratégicos: Visitas em estabelecimentos que por sua característica de atividade, possam vir a ter grande quantidade de prováveis criadouros armazenados ou transportados;

Intensificação: Realização de trabalhos específicos em determinadas áreas consideradas problemáticas, diagnosticado nas visitas casa a casa.

Busca ativa de casos suspeitos: ao recebermos a notificação de um caso suspeito de dengue, são feitas visitas num raio de 500 metros da residência do morador (notificado), sendo que, nestas visitas, são feitas perguntas aos moradores em busca de novos casos suspeitos, além das vistorias para diagnosticar possíveis criadouros do mosquito.

Para prevenir a chegada da doença veja alguns cuidados importantes:
1. Mantenha bem tampados os tonéis, barris e caixas de água.

2. Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.

3. Não jogue lixo em terrenos baldios.

4. Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.

5. Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.

6. Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.

7. Retire toda a água dos pneus e mantenha-os em locais cobertos e protegidos das chuvas.

8. Limpe as calhas com frequência, para evitar galhos e folhas que ‘seguram’ a água.

9. Pelo menos uma vez por semana, lave com sabão e água os recipientes utilizados para guardar água.

10. Os vasos de plantas aquáticas também devem ser lavados semanalmente. Troque a água com frequência.

11 - Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com freqüência.