Desenvolvimento Urbano | 17/08/2017
Prefeitura de Louveira continua avançando nas obras do futuro Parque Capivari
O ‘Parque Capivari’ é o primeiro parque público da cidade de Louveira e está sendo construído em área proveniente da desapropriação (compra) com cerca de 110 mil m². O projeto prevê a interligação dos espaços para lazer, esportes e eventos já que, atualmente, parte do espaço já esta sendo utilizado com a nova sede da Secretaria de Esportes e o Centro de Excelência em Artes Marciais.
O futuro parque contará com calçada, muro de pedra, pista de caminhada, ciclovia, portaria, iluminação, paisagismo e fechamento com gradil.
O início das obras deu-se com a execução da canalização das águas da chuva no entorno do futuro parque. Com uma extensão de rede de 1.207,12 metros, em todo o Bairro Jardim Bandeirantes, a canalização se faz necessária para evitar que as águas da chuva venham a causar inundações ou enchentes no local do parque. Ainda nesta primeira fase de obras, a Prefeitura também realizará a reconstrução de 49 bocas de lobo e 20 poços de visita.
As obras seguem em ritmo acelerado nas proximidades da escola Joaquim Antônio Ladeira e demais ruas do Jardim Bandeirantes; em seguida está prevista a continuidade na Estrada Miguel Bossi, ladeando o Parque, para evitar que o lago transborde.
A desapropriação
A desapropriação é o procedimento legal pelo qual o Poder Público compra de seu dono a propriedade de certo bem móvel ou imóvel e entrega para o benefício do povo, fundado na necessidade pública, utilidade pública ou interesse social. O proprietário do imóvel desapropriado é devidamente ressarcido, recebendo o valor de mercado à vista, através de pesquisa mercadológica baseada dentro da lei. Uma cidade em que não haja espaços públicos para o povo se torna impossibilitada de um crescimento futuro ordenado, pois as algumas propriedades particulares ocupam áreas que podem ser de benefício de todos e cabe ao Poder Público esta ação. Estes espaços públicos podem ser o terreno onde se construam novas escolas, postos de saúde, um parque público, abertura de rua para melhorar a mobilidade, entre outros.