Cidadão

Empresa

Servidor

Água e Esgoto | 18/08/2023

Prefeitura avança em obras de novas redes coletoras de esgoto

Além disso, para manter o funcionamento correto dos sistemas e em combate a despejos irregulares, a Prefeitura realiza o monitoramento com robô de vídeo inspeção em diversos bairros

Em continuidade aos avanços em saneamento básico em Louveira, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Água e Esgoto, segue realizando obras de novas redes coletoras de esgoto. Além disso, para manter o funcionamento correto dos sistemas e em combate a despejos irregulares, a Prefeitura realiza o monitoramento com robô de vídeo inspeção em diversos bairros. Um exemplo de ação executada é no Córrego Santo Antônio, em que pela foto de destaque, mostra o antes em 31 de julho, e o depois em 17 de agosto já com problema de despejo irregular solucionado, que foi detectado com uso do robô.

“Atualmente, a Estação de Tratamento de Água (ETA) atende 100% da população, sendo 95% por meio da rede de água e o restante pelo serviço de caminhão-pipa. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) também atende 100% dos moradores, sendo 87% da população pela rede pública de esgotamento sanitário e o restante por meio do programa de Saneamento Rural. Vamos continuar trabalhando para melhorar ainda mais esses índices, ligando cada vez mais imóveis diretamente na rede pública”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

A Prefeitura avança com a obra de implantação de rede coletora de esgoto no Residencial Primavera e regiões no entorno. Cerca de 5,4 km de redes foram assentadas até o momento, o que representa fisicamente 65,29% da obra. 

Com foco em sanear completamente a região do bairro Pau a Pique, na última semana foram implantados mais 335 metros de rede coletora de esgoto, assim, interligando mais 20 residências, que lançavam seus despejos diretamente no córrego ou em fossas rudimentares.

“Com o objetivo de combater os lançamentos clandestinos de esgoto, estamos avançando com as ações de varredura nas tubulações com robô de vídeo inspeção motorizado. A meta é eliminar o máximo possível de despejos irregulares na cidade, principalmente no Córrego Santo Antônio. A ação deve se estender até o final do período de seca, fazendo parte também do Projeto Tarabana.”, acrescenta o secretário de Água e Esgoto, Mateus Arantes.