Desenvolvimento Urbano | 05/09/2013

Prefeitura autoriza construção de último anexo da Estação de Tratamento de Esgoto

Foto: Jasso / PML

A Prefeitura de Louveira autorizou na última semana a construção de salas administrativas e do laboratório da Estação de Tratamento de Esgoto do Capivari. A construção da estrutura é o principal entrave para o início das operações.

Com investimentos na ordem de R$ 30 milhões de reais, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano estima concluir as obras já no primeiro trimestre de 2014. A ETE terá capacidade para tratar o esgoto de 70 mil pessoas. Isto é, estrutura necessária para sanear 100% do esgoto da população louveirense das próximas décadas.

Mas para alcançar o ‘selo de excelência’ no tratamento de esgoto será necessária a execução de interceptores e emissários em bairros como o Vassoural, Leitão, Estiva, e na região rural.  A construção da ligação com estes bairros, no entanto, já faz parte do planejamento da atual Administração, segundo informações do secretário Municipal de Água e Esgoto, Sinésio Scarabello. “Temos este desafio de recuperar o tempo perdido e ao mesmo tempo planejar a cidade para o futuro. Vamos implantar um sistema completo de abastecimento e saneamento, desde reservatórios de água bruta até sistemas de distribuição e reserva de água tratada adequados e dimensionados para um horizonte de 20 anos”, salienta.

Única na cidade, a construção da estação teve início em 2006 e é considerada uma medida categórica para alcançar a reviravolta na situação do saneamento básico de Louveira. Além de sua construção e a ligação com os emissários, a recém-criada Secretaria de Água e Esgoto irá concluir a construção da Estação de Tratamento de Água, construir reservatórios de água tratada e efetuar obras de substituição de trechos da rede de água. “Já demos início à substituição da tubulação antiga de amianto por novos tubos de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), mais resistentes à pressão, em trechos com muitos vazamentos onde perdíamos água, como a tubulação do subsolo da Rua Miguel Bossi que distribui água à região do Parque dos Estados”, informa Sinésio.

Investimentos

Ciente da necessidade de solucionar o problema histórico, a Atual Administração reservou aporte de aproximadamente R$ 80 milhões em investimentos nos sistemas de abastecimento de água e coleta de esgoto para o período de 2014 a 2017. A dotação orçamentária foi anunciada na noite do dia 26 de agosto, durante apresentação do Plano Plurianual, documento semelhante a um Plano de Governo onde em que ficam expostos o planejamento financeiro, metas e objetivos.

Estrutura

A estrutura física da ETE é composta por um conjunto de instalações próprias para estações de tratamentos de esgotos por lodos ativados que incluem o poço de chegada do esgoto bruto, gradeamento para remoção dos materiais inorgânicos, tanques de decantação e aeração, recirculação do lodo, desinfecção e descarga do efluente líquido, além de edificações para o laboratório, atividades de operação e administrativas.