Serviços Públicos | 19/01/2023

Prefeitura atua intensamente nas ruas e avenidas para reparar os danos causados pela tempestade de quarta-feira

Equipes intensificam as ações de limpeza da vias e de bueiros, remoção dos galhos caídos, podas das árvores e recomposição da energia elétrica junto à CPFL; A tempestade não causou vítimas em Louveira

O Prefeito Estanislau Steck acompanha junto com as equipes da Prefeitura, desde o início da noite de quarta(18), na madrugada e manhã desta quinta (19) os atendimentos aos moradores dos bairros atingidos pela tempestade que atingiu Louveira e região no final da tarde de quarta-feira (18). Os serviços tiveram início já na noite de quarta-feira pela Secretaria de Serviços Públicos , Defesa Civil,  Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal. Nesta quinta-feira (19) a maior parte da cidade está limpa, sem vias obstruídas, mas os serviços continuam com limpeza, em especial nos bairros mais prejudicados, que são Jardim Niero, Parque das Videiras, Abadia, Monterrey e Cestarolli. Há previsão de mais tempestades para esta quinta (19) e sexta (20).

"Todas as nossas equipes já estavam nas ruas no momento da tempestade e continuam acompanhando as situações. Foram muitos estragos, mas, felizmente, não houve vítimas, apenas prejuízos materiais. A Prefeitura continua hoje e pelos próximos dias realizando os serviços necessários. É importante o alerta de que há previsão para mais tempestades nesta quinta e sexta, devemos ficar atentos", afirma o Prefeito Estanislau Steck.

Segundo o Secretário de Serviços Públicos, Clayton Finamore, foram dezenas de árvores caídas pelas vias públicas. "Passamos desobstruindo as ruas e fazendo a limpeza, mas agora o trabalho continua porque temos que repassar em todos os pontos para fazer a poda, a retirada ou mesmo arrancar as árvores que apresentam riscos", diz o Secretário, que acompanha os serviços desde quarta-feira.

Na noite de quarta, a Defesa Civil registrou quatros pontos de alagamentos, dois deles na Miguel Bossi, um próximo ao Parque Capivari e outro próximo ao pesqueiro. Dois carros ficaram presos no alagamento, mas a equipe da Defesa Civil estava presente no momento e a situação ficou sob controle. Outros pontos foram na José Niero, no centro, e embaixo do pontilhão da Romildo Prado.

Estragos materiais

Em algumas ruas do Jardim Niero e Parque das Videiras a energia elétrica anda não foi restabelecida até a manhã desta quinta-feira, por conta da necessidade de remoção das árvores e trocas dos postes, mas esses serviços já estão sendo realizados.

A CPFL Paulista está trabalhando em paralelo à Secretaria de Serviços Públicos para atender a essas demandas. O Poupatempo Louveira, em fase de testes inclusive, também está com o atendimento suspenso por conta da falta de energia.

No Jardim Niero, próximo ao Poupatempo, muitas árvores caídas. Na Rua Rodrigues Alves, cinco postes foram quebrados pela força da tempestade.

A dona de casa, Juniê Célia Picerilo, viveu momentos de tensão, pois um dos postes caiu em frente à sua casa, junto com uma grande árvores que fechou a rua. "Foi uma cena assustadora. O poste caiu exatamente atrás do carro do meu marido, que estava estacionado em frente de casa. Por pouco não cai em cima do carro. Mas o barulhos dos postes caindo em sequência foi horrível".

No Parque das Videiras, uma árvore destruiu um veículo estacionado na Rua Alfredo Bichara. A árvore de grande porte obstruiu a rua e os moradores ficaram trancados. A Defesa Civil acompanhou a situação já na noite de quarta-feira e nesta quinta começou a retirada da árvore.

Uma das moradoras, Ágata Lisboa, conta que passou por momentos de pavor. "Eu, meu marido e meu filho passamos a noite com medo, escutando os estalos das árvores. A Defesa Civil veio nos orientar. E ainda continuamos preocupados porque aqui tem muitas árvores altas".