Educação | 07/11/2013

Prefeitura altera requisitos para bolsas de estudo do PRET para beneficiar a população

Para dar oportunidade a mais pessoas de participarem do PRET- Programa Rumo ao Ensino Tecnológico, a  Prefeitura de Louveira  aumentou de cinco para sete salários mínimos a renda familiar dos interessados em receberem a bolsa de estudos para o ensino profissionalizante. “Com essa medida conseguiremos suprir as necessidades de ainda mais munícipes que buscam a profissionalização. Louveira é uma cidade forte economicamente e que está constantemente atraindo novas empresas. É necessário, portanto, investirmos na qualificação profissional de nossos moradores para que as indústrias formem seu quadro de funcionários com o maior número de louveirenses possível”, disse o prefeito Junior Finamore.

A alteração da lei, de acordo com o Poder Executivo, foi necessária pois grande parte dos inscritos não preenchia o requisito por possuírem renda familiar superior a 5 salários mínimos, mas que nem por isso deixam de passar por dificuldades financeiras com  boa parte da renda familiar comprometida com aluguel , água, luz, IPTU e demais despesas domésticas.

Para participar do Programa Rumo ao Ensino Tecnológico (PRET) os interessados devem morar na cidade há mais de três anos, estar matriculado em instituição de ensino tecnológico, não ter diploma de curso técnico, nem estar matriculado em outro curso desta natureza. Não ser beneficiário de qualquer auxílio, programa ou financiamento de fonte pública ou privada de custeio aos estudos (como Fies, Prouni, Renda Universidade, entre outros) é outro pré-requisito necessário para pleitear a bolsa.

Vale destacar que a Administração Municipal  concede apenas uma bolsa por família, sendo considerado familiar além do (a) cônjuge e dos filhos, quaisquer pessoas que residem na mesma residência, ou da mesma comunidade formada por indivíduos que são ou se consideram parentes, unidos por laços naturais, afinidade ou por vontade expressa.

As inscrições para novas turmas do PRET estão previstas para o início do próximo ano.