Saúde | 29/12/2016

Prefeitura alerta sobre casos de caxumba

vacina_Caxumba

O Brasil vive um surto de caxumba, principalmente em adolescentes e adultos jovens. A Prefeitura de Louveira alerta sobre a doença e informa que novos casos foram diagnosticados na cidade. Porém, de acordo com a Vigilância em Saúde, são casos isolados e não configuram um surto, dispensando a necessidade de bloqueio vacinal. A vacina contra caxumba é encontrada nas Unidades Básicas de Saúde.

A proteção contra a caxumba está incluída na vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola). A primeira dose deve ser tomada aos 12 meses de vida, seguida de um reforço aos 15 meses. Quem não recebeu a proteção contra a vacina quando pequeno, não se lembra ou não guardou os registros, deve se imunizar na idade adulta. Crianças e jovens até 19 anos devem receber duas doses e adultos de 20 a 49 anos devem receber uma dose.

É indicado que a pessoa que adquiriu a doença fique afastada do trabalho ou do ambiente escolar, de acordo com orientação médica. A caxumba é uma doença viral aguda, caracterizada por febre e aumento de volume de uma ou mais glândulas salivares, geralmente a parótida e, às vezes, glândulas sublinguais ou submandibulares.

Ampliação de Imunização

O Ministério da Saúde amplia a imunização contra o HPV e a Meningite C. A partir de janeiro de 2017, meninos de 12 a 13 anos poderão receber a imunização contra o HPV. O esquema vacinal será de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. Para a Meningite C, adolescentes de 12 a 13 de anos poderão ser imunizados nos postos de saúde das cidades.