Cidadão

Empresa

Servidor

Saúde | 29/05/2024

Prefeitura alerta: Na próxima segunda-feira (3) é o ‘Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil’

Atualmente cerca de 158 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 19 anos convivem com o excesso de peso, e esse número deve aumentar para 254 milhões em 2030 em todo o mundo

Com o intuito de alertar a população sobre os riscos e cuidados necessários para o combate à obesidade infantil, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Saúde, informa que na próxima segunda-feira (3), será celebrado o Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil. Segundo a Organização Mundial da Saúde, este é considerado um dos principais desafios para o século XXI.

A obesidade é um problema de saúde grave que deve ser tratado com seriedade, principalmente na população infantil. O tratamento requer uma mudança no estilo de vida, nos hábitos alimentares e a inclusão de atividade física, bem como de comportamentos de toda a família frente à comida, pois os familiares tem papel fundamental na formação e manutenção desses hábitos saudáveis, uma vez que a criança segue o que a família lhe impõe. 

Segundo dados divulgados pela Organização Internacional World Obesity, atualmente cerca de 158 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 19 anos convivem com o excesso de peso, e esse número deve aumentar para 254 milhões em 2030 em todo o mundo.

“As crianças com obesidade tem grandes chances de se tornarem adultos obesos e desenvolver diversas doenças crônicas como: Hipertensão, diabetes, infarto, entre outras. Se essas crianças são filhos de pais já acima do peso ou obesos, as chances são ainda maiores. As causas da obesidade são influenciadas por um conjunto de fatores relacionados ao estilo de vida da população. Toda a sociedade deve se envolver para tentar mudar esse perfil mundial, afinal, essas crianças e adolescentes são o nosso futuro.”, diz a nutricionista da Vigilância Sanitária de Louveira, Ana Cláudia Abbá. A preocupação dos pais deve ir além do que as crianças se alimentam nas escolas, já que tudo o que é oferecido na alimentação escolar é natural, preparado de modo mais saudável.

O Município de Louveira se assemelha aos dados federais e estaduais. Dados de 2021 da Secretaria de Saúde apontam que cerca de 10% da população de 0 a 5 anos já estão acima do peso para a idade, segundo o seu IMC; e da faixa etária de 5 a 10 anos, esse percentual chega a quase 20%. 

A prevenção inicia com um ganho de peso gestacional adequado e aleitamento materno até dois anos ou mais, sendo exclusivo nos seis primeiros meses. Após os seis meses, a alimentação da criança e de toda a família deve ser baseada em produtos in natura e minimamente processados, como: Frutas, verduras, legumes, feijão, arroz, leite, carnes, ovos, castanhas. O açúcar não deve ser oferecido para crianças menores de dois anos e não deve fazer parte da rotina alimentar mesmo nos anos posteriores, além de não ser necessário e causar danos à saúde da criança. Os ultraprocessados, ou seja, alimentos altamente industrializados como: Refrigerantes, biscoitos recheados, macarrão instantâneo, suco de caixinha ou pó, salsicha, empanados e salgadinhos também devem ser evitados.

Contudo, para maior prevenção e controle da obesidade infantil, a Prefeitura de Louveira, junto a Secretaria de Saúde e Educação, fará atividades com os alunos nas escolas Ceil Centro e Ceil Bairro.