Cidadão

Empresa

Servidor

Governo | 22/11/2013

Prefeito Junior Finamore se reúne com Governador e reforça pedido por ampliação do Trevo

Durante encontro, intermediado pelo deputado Campos Machado, Alckmin pediu à Artesp, por telefone, agilidade na finalização do projeto

Foto: Divulgação

O prefeito Junior Finamore se reuniu no final da tarde da última quarta-feira (13 de novembro) com o governador Geraldo Alckmin, no Palácio do Governo, para reiterar o pedido de ampliação do Trevo do Burch, considerada a principal medida para desobstruir o trânsito do entroncamento da Rodovia Romildo Prado com a Anhanguera, em horário de pico.

Acompanhado do deputado estadual Campos Machado, Finamore apresentou ao Governador diversos números e um relatório fotográfico sobre o congestionamento no local, por onde passam cerca de mil caminhões diariamente para suprir as demandas das empresas logísticas do município.

“A ampliação do Trevo de Louveira vai gerar um grande salto em infraestrutura viária, desafogando o trânsito local e a Rodovia Romildo Prado. Esta é uma obra que estamos trabalhando para viabilizar desde antes de eu assumir como prefeito. Tenho muita esperança que o Governador irá atender o nosso pedido e autorizar essa obra que tanto beneficiará o povo louveirense”, afirma o prefeito.

Finamore reforçou ainda que já existe um estudo prévio realizado pela Concessionária CCR AutoBan em parceria com a Artesp (Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo). Diante dessa informação, Alckmin imediatamente fez contatos telefônicos com a agência e a Secretaria Estadual de Transportes solicitando agilidade na finalização do projeto, para posteriormente ele poder analisá-lo.

Além da duplicação do Trevo do Burch, o projeto inicial prevê ainda a construção de um novo trevo na altura do bairro da Estiva, direcionando grande parte do fluxo de caminhões para o novo dispositivo.

Estima-se que o custo das obras chegue a R$ 240 milhões. A proposta da Prefeitura é arcar com aproximadamente um terço do valor da construção (em torno de R$ 80 milhões).

O encontro foi intermediado por Campos Machado, que enxerga na ampliação do trevo uma intervenção “essencial e viável” para o Governo do Estado. “Antes mesmo de assumir como prefeito, Finamore já me pedia apoio para solucionar este problema enfrentado pela população de Louveira. Agora, com ele já no cargo, estarei ao seu lado para resolvermos de vez este gargalo. Tenho a certeza que o meu amigo governador Alckmin está atento ao problema e fará o possível para solucioná-lo”, afirmou o deputado, em tom de otimismo.

Participaram da audiência o diretor de Convênios da Prefeitura, Luis Henrique Scheneider, e  assessores do deputado.

 

Reuniões pela ampliação do trevo

Já é o sétimo encontro com deputados e integrantes do Governo Estadual para viabilizar as obras do trevo. Pouco antes de assumir, em dezembro, o então prefeito eleito se reuniu com o diretor de investimentos da Artesp, Theodoro de Almeida Pupo Júnior, e com o deputado estadual e Presidente da Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa de São Paulo, Edmir Chedid.

Já no cargo, em março Finamore voltou a se reunir com Davi Zaia e a diretora-geral da Artesp, Karla Bertocco, para discutir o projeto.

No mês seguinte, o prefeito se encontrou com o secretário-chefe da Casa Civil, Edson Aparecido, no Palácio do Governo, onde teve a oportunidade de entregar em mãos a primeira versão do projeto.

Já em junho foram feitas duas reuniões: uma com o secretário estadual de Transportes, Saulo de Castro Abreu, e outra novamente com Theodoro Pupo, na sede da Artesp.

O último encontro antes da audiência com o Governador foi realizado também na Artesp. Na ocasião, Finamore e o secretário municipal de Obras, Lorival Verardo, se reuniram com engenheiros do órgão para averiguar o andamento do projeto, que pode ser finalizado em breve a pedido de Alckmin.

 

Plano viário

Enquanto trabalha para viabilizar a obra do trevo, a Prefeitura planeja paralelamente algumas intervenções e readequações no mapa viário municipal. “Estamos em fase de elaboração de um estudo de mobilidade urbana, mapeando as vias já existentes e diagnosticando os principais gargalos. Com base nisso, poderemos fazer algumas readequações de ruas para melhorar o fluxo de carro na cidade”, revela o prefeito.

Ele conta que pretende fazer também um plano diretor viário, que prevê obras de trânsito mais complexas. “Vejo que há essa necessidade de melhorar nosso mapa viário, já que nossas ruas vêm do tempo das carroças e não houve, nos últimos anos, planejamento para se adequar à quantidade de veículos que transitam diariamente por nossas vias”, justifica.