Governo | 20/06/2013

Prefeito Junior Finamore participa da V Conferência das Cidades

Foto: Divulgação / PML

No último sábado, dia 15, autoridades municipais e moradores de Louveira participaram da V Conferência das Cidades, realizada pela Prefeitura Municipal no plenário da Câmara de Vereadores. O evento abordou temas como saneamento ambiental, mobilidade urbana, habitação e planejamento urbano.  A mesa de cerimônia foi composta pelo prefeito Junior Finamore, pelo presidente da Câmara Estanislau Steck, pelo representante da Fundação Municipal de Habitação, Gerson Orlato, pelo secretário de Governo Helio Braz de Souza e pelo secretário geral da Frente Nacional de Vereadores pela Reforma Urbana e Conselheiro Nacional das Cidades, André Queiroz Guimarães.

A conferência foi realizada para que as pessoas pudessem discutir e propor  soluções e ideias sobre os temas debatidos, fazendo a união entre os anseios da população e o poder público. Neste ano, o tema da conferência discutiu assuntos relacionados à reforma urbana de modo a articular e integrar as diferentes políticas urbanas.

Para o prefeito de Louveira Junior Finamore, que deu total apoio a realização do evento, a Conferência é uma oportunidade da população se unir ao poder público para traçar o futuro do município “Começamos um novo período, agora precisamos da população, queremos a participação de todos para traçarmos os novos rumos da cidade. Como representante do governo gostaria de ressaltar que estamos de braços abertos para direcionarmos juntos o rumo desta cidade. Esta Conferência será muito util e importante para Louveira”, afirmou o prefeito.

O Conselheiro Nacional das Cidades André Guimarães afirmou que trata-se de momento histórico, pois é a primeira vez que Executivo e Legislativo estão abertos a escutar os anseios da população.

Após os pronunciamentos, houve a apresentação da palestra do economista e empresário José Afonso Bittencourt, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Campinas e atual diretor das Ceasa (Centrais de Abastecimento de Campinas), que destacou a mudança do perfil dos moradores, que passam a ser "cidadãos metropolitanos", pois moram num município, trabalham em outro, diverte-se num terceiro e estuda numa cidade vizinha. Para ele, as políticas públicas das cidades devem levar em consideração essa característica da região e assuntos como abastecimento, destinação do lixo e outros devem ser discutidos e resolvidos em conjunto.

Temas em debate

Aproximadamente 35 pessoas dividiram-se em dois grupos, para debater quatro diferentes temas: saneamento ambiental, mobilidade urbana, habitação e planejamento urbano. Das discussões, surgiram as diretrizes como mecanismos para destinação dos resíduos sólidos por meio da educação ambiental e integração com a sociedade; mecanismos de proteção de áreas de manancial por meio de estímulo à agricultura e ao turismo rural, promovendo a reforma agrária municipal e pagamento por serviços ambientais, além de melhorar a fiscalização das áreas habitacionais; o planejamento e execução de vias alternativas dentro do município com aumento da fiscalização de trânsito e opções para pedestres, ciclistas e transporte urbano por rodas ou sistema VLT; o plano de regularização fundiária, com promoção de novas moradias e atualização cadastral permanente; a realização do Plano de Habitação de Interesse Social; implantação da obrigatoriedade do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) para os empreendimentos; plano de saneamento ambiental e a Criação de um Conselho Municipal das Cidades, que englobaria todos os conselhos municipais de Louveira.

Delegados Eleitos

Ao final da Conferência, foram eleitos os delegados que representarão Louveira no encontro regional, a ser realizado entre julho e agosto, e na Conferência Estadual, programada para os dias 26, 27 e 28 de setembro. Pelo segmento do movimento popular foram escolhidos Anderson Lopes e José Thomaz Celidonio Cruz dos Reis; pelo poder público, o representando será Gerson Orlato. Dois vereadores serão escolhidos posteriormente.