Governo | 13/11/2014

Prefeito Junior Finamore entrega primeiras unidades do Cartão Cidadão

cartão_cida

Começou nesta semana a entrega das primeiras unidades do Cartão Cidadão, documento que servirá como passaporte de acesso do louveirense aos serviços públicos municipais. No primeiro ato, duas famílias da cidade receberam o cartão diretamente das mãos do prefeito Junior Finamore e, a partir do início de 2015, estarão aptas para utilizá-lo nos Postos de Saúde, escolas, na área de esporte, entre outros órgãos e setores.

De acordo com o prefeito, a Prefeitura poderá elaborar diversas ações segmentadas e aperfeiçoar os serviços já em vigência, a partir das informações fornecidas pela base de dados do cartão. “O Cartão Cidadão vai funcionar como um ‘passaporte’ de acesso do morador de Louveira aos serviços públicos oferecidos pela Prefeitura. Além disso, o documento vai possibilitar o estreitamento e a modernização do relacionamento entra a Administração Municipal e o cidadão, o que acarretará em maior agilidade nos atendimentos em diversas áreas. É uma ferramenta que com certeza vai colaborar bastante para a gestão pública”, disse Finamore, durante apresentação do cartão às primeiras famílias beneficiadas.

Segundo a coordenação do programa, há cerca de 300 cartões já impressos a serem distribuídos gradativamente às famílias cadastradas, que serão convidadas a retirar o documento via mensagem SMS.

Até o momento, já foram efetuadas mais de 11 mil visitas nas residências para cadastro no programa. Vale ressaltar que o Cartão Cidadão é nominal, ou seja, cada morador da residência terá o seu próprio documento. E, para se inserir no programa, o cidadão precisa comprovar residência mínima em Louveira de três meses.

A Prefeitura estima colocar o cartão em funcionamento a partir do ano que vem, uma vez que sua implantação depende de algumas etapas preliminares, como o cadastramento dos cidadãos, definição dos serviços e capacitação dos servidores públicos.

Para o aposentado José João, morador do Jardim 21 de Março e um dos beneficiados com o cartão, o programa vai agilizar bastante o atendimento, principalmente na Saúde. “Embora eu tenha convênio, utilizo bastante a Saúde Pública”, diz. Já sua esposa, a dona de casa Sebastiana Donizette João, acredita que o cartão “vai facilitar as condições de acesso aos serviços públicos, à Cultura, Saúde, em todas as áreas”.

A família da dona de casa Helena Caetano da Silva também foi uma das contempladas pelo programa, nessa primeira etapa de entrega dos documentos. Em sua opinião, a “importância do cartão é muito grande”, porque nele terá um cadastro completo que irá substituir a entrega de vários documentos. “Isso facilita tanto para a gente como para os funcionários públicos”, completa a moradora do Alto da Colina, acompanhada do marido Claudio da Silva e do pequeno Felipe, de 1 ano e 10 meses, que também recebeu o cartão próprio.

O Cartão Cidadão é um projeto que busca conhecer com detalhe a população e integrar os serviços por meio de um único documento, gerando uma base de dados importante para implantação de políticas públicas de qualidade em diferentes áreas, como saúde, educação, cultura, esporte, assistência social.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 0800 7722245 (Ouvidoria) ou 3848.1039 (Cartão Cidadão).

Próxima rota

Os agentes cadastrados no programa percorrem até esta sexta-feira (14 de novembro) as ruas dos bairros Sagrado Coração de Jesus e Vila Pasti.

O pré-cadastro porta a porta integra a primeira etapa do programa e é necessária para recolher os dados das famílias visando à elaboração do documento, que servirá como um ‘passaporte’ de acesso do munícipe aos serviços públicos.

Os agentes efetuam duas visitas esporádicas para colher informações prévias. E se o morador estiver ausente nas duas tentativas, um terceiro encontro será agendado previamente por telefone.

Com média de 200 visitas por dia, a expectativa da Prefeitura é cadastrar todas as famílias da cidade até o final do ano para dar início ao programa em janeiro de 2015.

Para se cadastrar, o morador precisa separar alguns documentos, como: RG, CPF, CHN (Carteira de habilitação), Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Declaração de União Estável; e Comprovante de Residência (Carnê de IPTU, Conta de Água ou Energia dos três últimos meses).

Após a primeira conversa com os cadastradores, os munícipes são orientados a comparecer em 15 dias à sede do Cartão Cidadão e fornecer informações complementares, além de cadastrar as digitais.

Documentos necessários: