Assistência Social | 19/12/2013

Prefeito Junior Finamore entrega nova sede da Casa Abrigo de Louveira

Foto: Divulgação

O prefeito Junior Finamore inaugurou na manhã desta quarta-feira, dia 18 de dezembro,  a nova sede do CMPACAL - Centro Municipal de Proteção e Acolhimento a Crianças e Adolescentes de Louveira. Também conhecido como Casa Abrigo, o local presta o serviço de acolhimento institucional provisório e excepcional para crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social. Para o prefeito Junior Finamore é fundamental que os acolhidos se sintam amparados “É uma satisfação muito grande poder proporcionar um local mais amplo e adequado para a instalação deste abrigo que tem um papel fundamental na vida das pessoas acolhidas. Sem dúvidas elas chegam aqui num momento muito delicado e frágil por isso é de grande importância que se sintam protegidas, confortáveis e com o amparo de profissionais preparados. É isso que esperamos desta casa, que seja um verdadeiro lar onde não falte amor e carinho para que esses pequenos cidadãos possam sair daqui com uma visão de mundo com mais esperança e com dias melhores”, afirmou Finamore.

Durante a cerimônia, o secretário de Assistência Social Rogério de Nóbrega  salientou em seu pronunciamento que o CMPCAL e uma instituição com estrutura familiar. “O CMPACAL é como uma família, com estrutura, carinho e respeito às individualidades. É uma instituição de alta complexidade, com muitos desafios, mas com profissionais experientes que trabalham para minimizar os traumas vividos por cada um. Nosso objetivo é que este abrigo conduza as crianças para um futuro melhor e é para isso que estamos empenhados, para que tenham sucesso na vida e possam crescer com perspectivas e sonhos”, afirmou. Na oportunidade Rogério Nóbrega também revelou que as crianças batizaram a nova Casa Abrigo como “Casa Luz e Vida”.

A Casa Abrigo funciona 24 hora por dia, inclusive sábados, domingos e feriados proporcionando  acolhimento a crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, encaminhados pelo Conselho Tutelar e Vara da Infância e Juventude. O acolhimento ocorre até que seja possível o retorno a família de origem ou família substituta. Durante a Medida Protetiva de Acolhimento é desenvolvido um trabalho de acompanhamento psicossocial com as famílias visando o fortalecimento de vínculos, convivência familiar e comunitária objetivando a recuperação da relação e do convívio familiar. Para este trabalho, o Centro de Proteção conta com uma equipe composta por uma diretora, dois  técnicos psicossocial, estagiaria de psicologia,  nove monitores e dois auxiliares de serviços gerais.

Com capacidade para atender até 15 crianças e adolescentes (atualmente com 9 acolhidos), a  nova Casa Abrigo de Louveira  está instalada em uma chácara  próxima ao Centro da cidade e conta com aproximadamente 300m² de área construída, composta por três dormitórios,  banheiros, sala de estar, copa, cozinha, lavanderia, deposito, despensa, sala de atendimento, brinquedoteca e escritório. “Escolhemos este local com ampla área externa para que as crianças possam brincar, saltar e se exercitar. Um espaço que atende as necessidades e que também proporciona momentos de lazer”, afirmou Rogério Nóbrega.

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração do Centro Municipal de Proteção e Acolhimento, o prefeito Junior Finamore, o  presidente da Câmara Estanislau Steck , a vice-prefeita Neusa Orestes, a primeira-dama Marlene Montelato Finamore, o secretário Rogério de Nóbrega, a diretora da Casa Abrigo Claudomira Alves, a presidente do CMDCA- Conselho Municipal da Criança e Adolescente Rosângela Nespoli, vereadores, secretários municipais, conselheiros tutelares, profissionais da Assistência Social e convidados.