Obras | 20/05/2014
Prefeito Junior Finamore e vereadores visitam obras na cidade
O prefeito de Louveira, Junior Finamore, acompanhado de vereadores, visitou na tarde de sexta-feira (16 de maio) três das principais obras que estão em andamento na cidade. A comitiva foi composta pelos vereadores Ailton Domingues, Alan da Jacuí, Caetano Sergio, professora Clarice, Estanislau Steck – presidente da Câmara, João Leite, Marquinhos Deca, Marquinhos do Leite, Mauro Chiquito, Luiz Rosa, e Nilson do Santo Antônio.
A primeira obra visitada foi a construção da Nova Estação de Tratamento de Água, localizada no Bairro do Leitão. Na ocasião, Junior explicou o funcionamento da nova Estação de Tratamento de Água (ETA), que terá capacidade para atender 70 mil habitantes. “A ETA terá capacidade de atender cerca de 70 mil habitantes, que é a demanda estimada para os próximos 15 anos”, explicou.
Em seguida o grupo se dirigiu ao Centro de Reabilitação de Louveira, cujo projeto foi modificado pela Atual Administração para atender a 100% das necessidades da população local por serviços de recuperação física, diagnóstico por imagem e pequenos procedimentos cirúrgicos. “Aqui, acrescentamos no projeto mais consultórios para atendimento, além das salas de diagnóstico por imagem, endoscopia e pequenas cirurgias. O centro de procedimentos cirúrgicos ambulatoriais também foi incluído e terá duas salas de pequenas intervenções e duas de endoscopia respiratória e digestiva”, declarou Junior.
Por último, a comitiva esteve no Jardim Vista Alegre, onde começaram, na última semana, a instalação do sistema de drenagem e a pavimentação das ruas do Castelo, 13 de Maio e Ouro Verde. “As obras vão facilitar o acesso dos moradores às residências e de veículos de serviço público – como ambulâncias, por exemplo -, já que as ruas em questão são declinadas e possuem bastantes erosões provocadas pelas chuvas”, disse, na ocasião.
Para o presidente da Câmara, Estanislau Steck, a visita foi muito proveitosa e mostra a união entre o prefeito e os vereadores na busca por melhores condições de vida à população. “Estas ações mostram integração e transparência entre os poderes Executivo e Legislativo, que estão andando no caminho certo em busca do desenvolvimento da cidade e melhor qualidade de vida para o povo de Louveira”, opinou Steck.
Confira mais informações destas obras:
Asfalto no Jardim Vista Alegre – As obras dasruas 13 de maio, do Castelo e Ouro Verde já foram iniciadas. Ao todo, serão implantados 650 metros de rede de drenagem pluvial, 550 metros de rede de esgoto e mais de 3 mil metros quadrados de área pavimentada, sendo 2 mil e 500 metros quadrados de asfalto e mais 590 de bloco sextavado.
ETA – As obras da nova ETA seguem a todo vapor. Funcionários da obra trabalham para concluir o tanque de floculador- já quase finalizado- tanque de contato, tanque de lodo, a estrutura para a chegada de água bruta e cada das máquinas, que está próxima de ser concluída. Já o decantador, os filtros e os floculadores já estão prontos.
A nova ETA terá capacidade nominal para tratar 200 litros de água por segundo. Sua estrutura está sendo montada em três módulos, cada um com potencial de tratamento de aproximadamente 70 litros por segundo, que podem operar separadamente.
Centro de Reabilitação – Em fase de acabamento, funcionários da empreiteira responsável pela obra efetuam a colocaçãode pisos, revestimento e pintura externa e interna do prédio, além da instalação da aparelhagem de banheiros, luminárias e fiações elétricas. Com previsão de término para o final deste ano, a construção do complexo de 4.800 metros quadrados está mais de 80% concluída.
O complexo será administrado por uma equipe completa de especialistas, composta por psicólogos, terapeutas ocupacionais, médicos fisiatras e enfermeiros.
Situado em local de fácil acesso da população (próximo à Santa Casa da cidade), o prédio contará ainda com estrutura completa de reabilitação física, que abrange salas de fisioterapia musculoesquelética, respiratória e cardiológica; uma piscina de hidroginástica com 18 metros de comprimento e 12 de largura; além de equipamentos utilizados no aprimoramento do condicionamento físico.
Um centro completo de diagnóstico por imagem também será implantado no local, onde serão instalados equipamentos de radiologia convencional, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética de campo aberto.
Além de todos esses espaços, o local comporta ainda ambientes exclusivos para recuperação pós-anestésico e toda a estrutura exigida pela legislação, principalmente na área de acessibilidade, com elevadores e rampas de acesso.
Após a finalização das obras, o passo seguinte será a instalação dos equipamentos de saúde e o remanejamento dos funcionários para o local, para então dar início ao seu funcionamento.