Desenvolvimento Urbano | 25/05/2022

PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO - Membros do Núcleo Gestor tomam posse nesta quarta-feira (25) na Câmara Municipal

Cerimônia é aberta ao público e tem início marcado para 19h; Núcleo é formado por 13 representantes da sociedade civil e 13 do poder público

Os 26 membros do Núcleo Gestor do Plano Diretor Participativo serão empossados nesta quarta-feira (25). A cerimônia será aberta ao público e acontece no plenarinho da Câmara Municipal (Rua Wagner Luiz Bevilacqua, 35 - Parque dos Estados), a partir das 19h.

O Núcleo Gestor é formado por 13 representantes da sociedade civil e 13 do poder público. Os membros da sociedade civil foram eleitos pelos moradores da cidade durante as oficinas  territoriais e de segmentos realizadas durante os meses de abril e maio.

O Núcleo Gestor será responsável pela condução do processo participativo, estabelecendo o planejamento das ações e a definição de estratégias de participação social.

Conheça os representantes da sociedade que farão parte do Núcleo Gestor:

Bairros:

• Marco Biazzi - Abadia, Engenho Seco e Cestarolli
  • DavidMolino - Monterrey e Arataba
  • Lucinete Santos – Terra da Uva  (englobando os bairros Jd. Amazonas, Cavalli, Vista Alegre eJd. Belo Horizonte)
  • Betânia Cruz – Pau a Pique
  • Samuel Andrade e Walkiria da Silva - Centro
  • Anderson Lopes e Willian Mota Marques – Santo Antônio

Segmentos Sociais:

• Rafael Mazaro (Associação dos Policiais Militares de Louveira) - Segmentos das ONG’s e Sindicatos
  • Tatiana Reis Pimenta (CAU/SP) - Segmento Técnico
  • Orivaldo de Jesus (Associação dos Produtores Rurais de Louveira)  - Segmento Rural
  • Moisés Seba Neto (Associação Comercial e Empresarial de Louveira) - Segmentos Empresarial

Oficinas Regionais

As primeiras oficinas regionais foram realizadas no dia 9 de abril. Uma delas ocorreu na região de Monterrey e Arataba, na Sede da Associação dos Moradores do Bairro do Monterrey. Contou com a participação de 26 moradores, que elegeram David Molino como representante regional.

O outro encontro do dia foi na região da Abadia, Engenho Seco e Cestarolli, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Abadia. Participaram 44 moradores, que elegeram Marco Biazzi como representante regional.

Já no dia 23 de abril, as oficinas ocorreram nas regiões do Pau-a-Pique e Terra da Uva (englobando os bairros Jd. Amazonas, Cavalli, Vista Alegre e Jd. Belo Horizonte). No Pau-a-pique, a oficina contou com a participação de 22 moradores. Betânia Cruz foi eleita como representante regional.

Na oficina do Terra da Uva, realizada na EMEF Melissa Sicalhone, participaram 21 moradores, que elegeram Lucinete Santos como representante para o núcleo gestor.

As últimas oficinas territoriais ocorreram no dia 30 de abril. Uma delas foi realizada na região do Centro, no Salão de Eventos da Secretaria de Cultura, na qual participaram 14 moradores, sendo eleitos Samuel Andrade e Walkiria da Silva como representantes regionais.

Na oficina da região do Santo Antônio, no Centro Comunitário da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, participaram 12 moradores, que elegeram Anderson Lopes e Willian Mota Marques como representantes regionais. Para estas duas últimas oficinas, foram eleitos dois representantes, por serem regiões com população maior e mais diversa.

Oficinas com Segmentos  Sociais

As oficinas com os cinco segmentos sociais, definidos por lei, foram todas realizadas no Salão de Eventos da Secretaria de Cultura. Foram quatro reuniões, sendo a primeira no dia 11 de abril para os segmentos Sindical e das ONGs. Participaram sete pessoas, que elegeram como representante Rafael Mazaro, da Associação de Policiais Militares de Louveira.

A oficina com o segmento Técnico-profissional foi feita no dia 18 de abril. Compareceram dois representantes, uma arquiteta urbanista e um engenheiro do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA). Foi escolhida como representante Tatiana Reis Pimenta, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

No dia 26 de abril ocorreu a oficina com o segmento Rural, que contou com a participação de 16 pessoas. O representante escolhido foi Orivaldo de Jesus, da Associação de Produtores Rurais de Louveira.

A última oficina foi como segmento Empresarial. O representante escolhido foi Moisés Seba Neto, da Associação Comercial e Empresarial de Louveira:

Ao todo, participaram do processo efetivamente 173 pessoas e foram eleitas 12 pessoas para o núcleo gestor, 8 representado a população das várias regiões e 4 representando os segmentos sociais organizados. Entre os eleitos, 08 são homens e 04 mulheres.

Próximos passos
A partir das informações coletadas nas oficinas, o processo prevê agora a preparação de relatórios para resumir o que a população pensa sobre Louveira, o que a cidade tem de melhor, quais são os desafios e o que se espera para o futuro.

Em seguida será feita uma pesquisa em escolas da cidade, que está sendo enviada às famílias por meio de um link enviado por SMS via cartão cidadão. Depois, com os resultados da pesquisa, somados aos relatórios das oficinas, o trabalho deve se concentrar na elaboração de um diagnóstico do município, que será publicado para que a população possa conhecer e opinar.

CLIQUE AQUI, sabia mais e participe do processo de revisão do Plano Diretor de Louveira.