Saúde | 12/04/2018
Parceria entre Secretaria da Saúde e Educação atua na prevenção da doença Mão-pé-boca
A Prefeitura de Louveira está realizando um trabalho na prevenção da transmissão da doença conhecida por Mão-pé-boca. Esta ação teve início após o surto da doença no Estado de São Paulo.
As Secretarias Municipais de Saúde e Educação têm realizado reuniões para orientação dos gestores da rede municipal de ensino, informativos para os serviços de saúde e envio de comunicado aos pais e responsáveis pelas crianças.
A doença
Causada pelo vírus Coxsackie, é uma doença transmissível por contato próximo, espirro, tosse, fala, contato com fezes e objetos contaminados. Os sintomas apresentados são: febre alta e gânglios aumentados, manchas vermelhas com bolhas branco-acizentadas na boca e garganta, bolhas nas mãos, pés, nádegas e região genital, mal-estar, falta de apetite, dor de garganta, vômitos e diarreia.
Tratamento
Ainda não há vacina ou tratamento específico contra a doença. Em geral, ela desaparece depois de alguns dias. Por isso, na maior parte dos casos, os medicamentos indicados são apenas para diminuir a dor, febre e inflamação. A orientação é consultar um pediatra para um diagnóstico preciso.
Recomendações
As crianças contaminadas devem ficar em casa em repouso enquanto durar a infecção. Quem tiver contato próximo deve ter atenção à higiene e lavar as mãos antes e depois de lidar com a pessoa doente.
Por causa da dificuldade em engolir, é recomendável oferecer alimentos pastosos, como purês, mingaus, gelatinas e sorvetes e de bebidas geladas, além de evitar excesso de condimentos, alimentos ácidos e quentes.