Água e Esgoto | 04/09/2023
Para proporcionar mais conforto, Prefeitura está finalizando mais uma bica de água no Parque Luigi Martini
Esta nova fica localizada próxima aos banheiros, enquanto a outra está do lado oposto
Para proporcionar mais conforto no Parque Luigi Martini, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Água e Esgoto, está finalizando os acabamentos de mais uma bica de água. Esta nova fica localizada próxima aos banheiros, enquanto a outra está do lado oposto. O Parque, inaugurado em março deste ano, fica em torno da Represa do Córrego Fetá, que possui capacidade de armazenar 465.000 m³ de água. Em 100%, pode garantir por cerca de 45 dias o consumo médio da população de Louveira.
“Essa nova bica de água vem com o objetivo de proporcionar ainda mais conforto para o momento de lazer e de esporte da população no Parque Luigi Martini. Além disso, se houver problemas em uma, tem a outra para evitar que o local fique sem disponibilidade de água potável”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.
O Parque Luigi Martini conta com pista de caminhada com cerca de 1.800 metros em torno da água represada, além de bebedouros, banheiros, iluminação, bancos e lixeiras à disposição da população. Animais de estimação são bem-vindos, e pensando nisso, a Prefeitura de Louveira, instalou porta-sacolas por todo o parque para coleta de fezes de animais, mantendo o local sempre limpo.
“O Parque Luigi Martini trouxe mais uma utilidade para a Represa, que além de armazenar água para o sistema de abastecimento público, servirá como mais uma opção de lazer para os moradores”, disse o secretário de Água e Esgoto, Mateus Arantes.
Com foco na prevenção de danos ambientais e na contaminação da água, em julho, a Prefeitura instalou barreiras flutuantes na Represa. As barreiras são utilizadas para conter derramamentos de óleo e outros materiais poluentes que podem vir pelo córrego que alimenta a represa, que assim, causariam danos à fauna e à água. Elas foram instaladas logo antes do início da Represa, evitando que materiais poluentes adentrem.
O Parque Luigi Martini conta com um amplo estacionamento e fica ao lado do Paço Municipal da Prefeitura de Louveira. Para acessar o parque, existe uma rampa que facilita para pessoas com dificuldade de locomoção. Além disso, há um letreiro com o nome da cidade no talude da represa. Para trazer segurança, existe uma cerca que separa a pista de caminhada da água armazenada da represa. Esta cerca é feita de plástico reciclado. Todo o local possui iluminação.
Luigi Martini
Nascido em Comune di Angliari. Provincia de Arezzo, na Itália, a vida de Luigi Martini está interligado a Louveira desde o final do século XIX quando, aos seus 27 anos, casou-se com Palma Cacioli para que pudessem vir da Itália para o Brasil, no ano de 1897, em busca de trabalho. Inicialmente, foram para a cidade de Astolfo Dutra, em Minas Gerais, mas, por volta de 1899, a família comprou o sítio São Luiz, onde hoje está localizada parte do Parque que foi inaugurado no dia 25 de março de 2023. Luigi e Palma tiveram 9 filhos, Vitório, Genoveva , Esther, Pureza, Antonio, Maria, Ermelinda, Emilio e Julia.
No ano de 1987, seus netos Accílo e Laurindo iniciaram a uma exploração de areia, formando assim um lago por estar próximo ao rio de captação de água da cidade e, em anos seguintes, foi desapropriado pela Prefeitura para servir de reservatório de água da cidade e, agora, este novo Parque completo, que recebe, como justa homenagem, o nome de Luigi Martini.
Atualmente, muitos de seus netos e bisnetos residem na cidade.
Parque Luigi Martini
Endereço: Rua Catharina Calssavara Caldana, 451 - Leitão, Louveira.
Pista de caminhada com iluminação noturna.
Banheiros e bancos no percurso.
Aberto todos os dias das 6h às 20h.
É permitido animais de estimação.