Coronavírus | Covid-19 | 03/12/2021

PANDEMIA - Louveira reduz intervalo de aplicação da dose de reforço da vacina contra covid-19 para quatro meses

Medida é válida a partir desta sexta-feira (3) para moradores imunizados com CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer

Seguindo determinações do governo estadual, Louveira reduziu de cinco para quatro meses o intervalo da dose adicional da vacina contra covid-19 . A medida é uma recomendação do Comitê Científico do Coronavírus do Estado de São Paulo diante do atual cenário epidemiológico da doença no mundo. 

A medida vale a partir desta sexta-feira (3) para quem tomou duas doses dos imunizantes do Butantan/Coronavac, da Fiocruz/AstraZeneca/Oxford e da Pfizer/BioNTech. 

Para receber a imunização, basta comparecer ao Centro de Vacinação de Covid-19 (CVC), instalado na Área de Lazer do Trabalhador. O local estará aberto excepcionalmente neste sábado (4), das 8h30 às 12h30, para atendimento à população. 

Quem não conseguir tomar a vacina durante a semana, pode se dirigir ao local sem agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 ou das 13h às 15h30. Às terças, o atendimento acontece até 19h30.

Além do cenário epidemiológico ao redor do mundo, a medida levou em consideração que o Estado de São Paulo é porta de entrada, via portos e aeroportos, de pessoas de todo o mundo e o Brasil ainda não tem a obrigatoriedade da apresentação de comprovante de esquema vacinal completo para os viajantes. 

Nesta semana, três casos da variante Ômicron foram confirmados na capital paulista, o que pode impactar no cenário epidemiológico mundial. 

Janssen

Moradores imunizados com dose única da Janssen também podem receber a dose adicional, desde que o intervalo entre as vacinas seja de no mínimo 61 dias (2 meses). Como o o Ministério não disponibilizou doses adicionais deste imunizante, é possível a imunização pode ser realizada com uma dose adicional da Pfizer (vacina de RNA mensageiro).

Podem receber imunização os moradores dos seguintes grupos:

Primeira dose

- Moradores com idade a partir de 12 anos

Segunda dose

- Moradores acima de 18 anos que tomaram a primeira dose da Pfizer há no mínimo 21 dias 
- Moradores de 12 a 17 anos que tomaram a primeira dose da Pfizer há no mínimo 8 semanas
- Moradores que tomaram a primeira dose da AstraZeneca há 8 semanas 
- Moradores que tomaram a primeira dose de CoronaVac há no mínimo 28 dias 

Dose de reforço

- Pacientes imunossuprimidos que tomaram a segunda dose há no mínimo 28 dias
- Moradores com idade a partir de 18 anos que tomaram a segunda dose de CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer há no mínimo 4 meses
- Moradores que tomaram dose única da Janssen há no mínimo 2 meses (61 dias)

Em caso de dúvidas, os moradores podem entrar em contato diretamente com a Vigilância em Saúde pelos números (19) 3878-2323 e (19) 3878-3630 ou pelo whatsapp (19) 99760-3670.