Cidadão

Empresa

Servidor

Coronavírus | Covid-19 | 20/05/2021

PANDEMIA - Louveira prorroga Fase de Transição até 31 de maio e amplia capacidade de ocupação de estabelecimentos

Governo do Estado prevê mudança para nova fase do Plano São Paulo para dia 1º de junho; Prefeitura ressalta que avanço está condicionado ao cenário epidemiológico do município que tem sido avaliado diariamente

Seguindo orientações do Governo do Estado, a Fase de Transição do Plano São Paulo será prorrogada em Louveira até o dia 31 de maio. A partir da próxima segunda-feira (24), estabelecimentos comerciais poderão ampliar a capacidade máxima de ocupação de 30% para 40%. O anúncio foi feito na tarde da última quarta-feira (19) pelo governador João Doria.

Até o dia 31 de maio, estabelecimentos comerciais, galerias e shoppings podem funcionar das 6h às 21h. O mesmo expediente é seguido por serviços como restaurantes e similares, salões de beleza, barbearias, academias, clubes e espaços culturais como cinemas, teatros e museus. Continuam liberadas as celebrações individuais e coletivas em igrejas, templos e espaços religiosos, desde que seguidos rigorosamente todos os protocolos de higiene e distanciamento social.

Já para o dia 1º de junho, o Governo do Estado anunciou o início uma nova fase de gestão da pandemia, com ampliação do horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais até às 22h e ampliação da capacidade máxima de ocupação para 60%. 

A Prefeitura de Louveira ressalta, contudo, que o avanço para as novas fases do Plano São Paulo - assim como a ampliação de capacidade e de horários de funcionamento de estabelecimentos - está condicionado a avaliação diária do cenário epidemiológico no município. 

De acordo com dados da Secretaria da Saúde, no intervalo de uma semana entre os dias 12 e 19 de maio, a cidade apresentou aumento de 63% no número de internações e registrou 103 novos casos de covid-19, o que coloca o município em alerta. Caso a curva de contágio continue em ritmo crescente pelos próximos dias, Louveira pode voltar a adotar medidas mais rígidas de restrição. 

"No âmbito da Administração Pública, temos feito tudo que está ao nosso alcance para combater a disseminação do vírus: desinfecção de áreas públicas; sanitização em comércios, agências bancárias, unidades de saúde entre outro locais de grande circulação; entrega de máscaras e álcool gel com trabalho de conscientização nos bairros com maior índice de contaminação; campanha de vacinação de acordo com as doses recebidas pelo Estado; entre outras ações. Porém, precisamos fundamentalmente do comprometimento da população nesta batalha", alerta o secretário de Saúde, Eduardo Gomes de Menezes.  

A Prefeitura reforça que é fundamental manter o respeito aos protocolos sanitários de combate ao coronavírus. Higienizar as mãos, usar máscaras e manter o distanciamento social são medidas simples que podem definitivamente salvar vidas.

Toque de recolher 

O toque de recolher continua em vigência das 21h às 5h, assim como a recomendação de teletrabalho para atividades administrativas não essenciais e escalonamento de horários para entrada e saída de trabalhadores do comércio, serviços e indústrias. A partir do dia 1º, o toque de recolher será das 22h às 5h.

O resumo com as medidas anunciadas pelo Governo de São Paulo está disponível na página que pode ser acessada CLICANDO AQUI.