Cidadão

Empresa

Servidor

Saúde | 17/03/2021

PANDEMIA - Louveira duplica capacidade dos leitos de UTI, mas já tem 90% da capacidade ocupada

Em três dias, cidade confirmou 93 novos casos de covid-19; uma mulher (moradora de Sumaré) morreu e um bebê de apenas 1 mês está internado com complicações respiratórias

O agravamento dos quadros de saúde de quatro pacientes internados no Hospital de Campanha obrigou a Prefeitura de Louveira a aumentar emergencialmente de 5 para 10 o número de leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa. A duplicação da capacidade, contudo, não foi suficiente para diminuir de forma expressiva a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade, que continua em 90%. O sistema de saúde estás sobrecarregado.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a cidade já trabalha muito acima do limite. Para atender a nova demanda, a única opção encontrada para salvar as vidas que dependiam de atendimento médico de maior complexidade, foi a utilização dos leitos de UTI Geral. 

Apenas nesta semana, entre segunda-feira (15) e quarta-feira (17) desta semana, 93 novos casos de covid-19 foram confirmados em Louveira, totalizando 2.027 casos da doença. Uma mulher de 78 anos faleceu na cidade nesta madrugada, mas o óbito não será contabilizado na cidade por se tratar de uma moradora de Sumaré. 

Na Ala Pediátrica da Santa Casa, um bebê de apenas 1 mês está internado desde a manhã de hoje, devido a complicações respiratórias. Além dele, outras 16 pessoas estão internadas na cidade: 9 delas em leitos de UTI, e 7 no Hospital de Campanha. 

O secretário de Saúde, Eduardo Gomes de Menezes, ressalta que o cenário está cada vez mais difícil de ser controlado. “Se não houver uma queda no número de casos graves de covid, teremos um colapso do sistema em breve. Já estamos trabalhando muito acima do limite”, ressalta. 

Na região, os leitos de UTI também estão escassos, mesmo em hospitais particulares. Até semana passada, em Campinas, 100 pessoas estavam na fila de espera por leitos de UTI. 

“Criamos três novos leitos que foram equipados para funcionar como UTI provisória para pacientes que sofrem de outras doenças. Também temos respiradores para posicionar em outros locais, caso seja preciso, e estamos contratando mais profissionais de saúde. Porém, pedimos encarecidamente que as pessoas entendam a gravidade da situação. Estamos com mais casos graves, inclusive afetando jovens e crianças, o tempo de permanência das pessoas na UTI tem sido maior, e já estamos trabalhando muito acima do limite”, ressalta o secretário de Saúde. 

Para garantir que a Santa Casa consiga prestar atendimento aos pacientes com covid mesmo diante do agravamento do cenário no município, a Secretaria de Saúde tem realizado um acompanhamento diário do quadro de todos os pacientes internados, tanto na UTI quanto no Hospital de Campanha.  “Temos empenhado esforços sobre-humanos para trabalhar com o máximo de planejamento possível. A situação em outras cidades está muito difícil. Faltam medicamentos, respiradores, oxigênio, leitos... Até hoje, tem sido possível garantir estrutura de atendimento para a população louveirense, mas todos precisam colaborar para que as dificuldades não sejam maiores em breve”, alerta o secretário.  

Louveira contabiliza até o momento 2.027 casos confirmados de covid-19, 285 suspeitos e 30 óbitos. 337 pessoas permanecem em isolamento domiciliar na cidade.