Saúde | 23/10/2014

Outubro Rosa: Mais de 150 mulheres efetuam exames preventivos nas Unidades de Saúde

outobro_rosa

No último dia 18 de Outubro (Sábado), a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Louveira realizou o programa “Mulher que trabalha também se Cuida”, com coleta de Papanicolau (Citologia Oncótica) em mais de 150 mulheres louveirenses.

Também foram feitos 76 agendamento de mamografias nas seguintes Unidades de Saúde: Unidade de Saúde Dra Lucilene Mosca Mellin (CS III); Unidade de Saúde Antonio Carlos dos Santos (PAS); Unidade de Saúde Gilberto Ajjar (Monterrey); e Unidade de Saúde do Burch.

Esse evento faz parte das comemorações do movimento mundial de mobilização de prevenção do câncer de mama e câncer de colo uterino nas mulheres, especialmente no próximo mês, o chamado “Outubro Rosa”. 

O movimento, que se inicia sempre na primeira semana do mês de Outubro, tem como objetivo fazer campanha de conscientização da doença e ilumina os principais prédios e monumentos no mundo, e é promovido pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).

Câncer de Mama

O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo. Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%, segundo a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – Femama. Quanto maior o tumor, menor a probabilidade de vencer a doença. A detecção precoce é, portanto, uma estratégia fundamental na luta contra o câncer de mama.

Se o diagnóstico precoce é a melhor estratégia, a principal arma para sair vitoriosa dessa luta é a mamografia, realizada uma vez por ano em todas as mulheres com 40 anos ou mais. É a partir dessa idade que o risco da doença começa a aumentar significativamente.

A mamografia é o único exame diagnóstico capaz de detectar o câncer de mama quando ele ainda tem menos de 1 centímetro. Com esse tamanho, o nódulo ainda não pode ser palpado. Mas é com esse tamanho que ele pode ser curado em até 95% dos casos.