Água e Esgoto | 12/03/2015

Obras da ETA de Louveira avançam

ETA

Com previsão de entrega ainda neste semestre, a construção da Nova Estação de Tratamento de Água prossegue em ritmo acelerado. Operários estão trabalhando na finalização das instalações hidromecânicas, impermeabilização dos tanques, acabamentos da estrutura, além da finalização da área externa da ETA, como pavimentação, plantio de grama e muros e alambrados.

Após a conclusão das obras, a ETA vai passar por um período de três meses de testes. A estrutura terá capacidade nominal para tratar 200 litros por segundo, uma quantidade de água estimada para uso de 70 mil habitantes. “Com isso, Louveira terá tratamento de água garantido para os próximos 15 anos. A ETA II  é uma das principais ações da administração municipal para solucionar a questão do tratamento e abastecimento de água no município”, acrescenta o secretário Municipal de Água e Esgoto, Sinésio Scarabello.

Funcionamento

A ETA foi dimensionada como sendo uma estação de tratamento de água do tipo convencional de ciclo completo e vai operar  com processos de coagulação, floculação, sedimentação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção final de PH (acidez) para evitar a corrosão das tubulações.

A água bruta será captada em uma caixa de chegada com dimensões de 2,20 metros de largura, 1,20 metros de comprimento e 2,40 metros de altura (elevatória de água bruta), e passará pelo processo de retirada de areia da água bruta. Depois será bombeada através de uma adutora de 400 mm para os módulos de floculação e decantação, e em seguida segue para o sistema de filtração para, enfim, chegar ao reservatório final.

Problema de falta d’água resolvido no Jardim Juliana!

A Prefeitura já começou, na semana passada, da execução de adutora de água para abastecimento do Reservatório a ser construído no Jardim Juliana.

A adutora projetada será feita com tubulação e conexões em PEAD e será interligada em adutora existente que, por sua vez, capta água do Reservatório do Parque dos Estados, que tem capacidade para quatro milhões de água.  Em seu trecho inicial, a mesma terá 315mm e será reduzida para 225mm próxima ao Residencial Burck.

Com a ativação desta adutora será resolvida a questão de falta d’água na região do Jardim Juliana. O prazo estimado para execução é de quatro meses.

Nova adutora também no Santo Antonio

O bairro Santo Antonio também será beneficiado com uma nova adutora. O trecho substituirá adutora de tubo 150mm, que necessita de manutenção regularmente, comprometendo o abastecimento da região e desperdiçando água na região.

A adutora será interligada e segue em direção à Rua Armando Bertie, continuando pelas Ruas Ver. José Carlos Conti e Victoria C. Bassi. A nova instalação terá dois pontos de interligação com outra existente, também em PEAD. Em seguida, esta adutora passará pela rua Treze de Maio tendo seu ponto final somente na região da Terra da Uva. O prazo estimado também é de quatro meses e a previsão de início de obra é para a semana que vem.