Gestão Ambiental | 25/02/2015
Novo benefício a agricultores alia redução de custos à preservação ambiental
Trituração de resíduos de podas garante forração de solo agrícola
Os galhos, folhas e materiais resultantes da poda ou remoção de árvores, feitos pela Prefeitura de Louveira, desde o início do ano, são triturados. O material vai ser distribuído gratuitamente aos produtores rurais do município e usado como forração de solo. Já foram feitos testes iniciais com o produto e as avaliações técnicas comprovaram a sua qualidade como cobertura morta. “Precisamos incentivar cada vez mais no produtor com diversas ações, pois foram os agricultores que construíram a cidade, vieram antes de nós e cuidam do nosso campo, nos ajudando a manter a qualidade de vida em nosso município”, afirma o prefeito Nicolau Finamore Junior.
A trituração de resíduos é resultado de um trabalho em conjunto entre setores da administração municipal – secretarias de Serviços Públicos, Gestão Ambiental e Desenvolvimento Econômico (Divisão de Agricultura). De acordo com o Diretor de Agricultura Daniel Miqueletto, a cobertura do solo com forragem é uma técnica antiga que traz muitas vantagens como a manutenção da umidade, a redução da temperatura, o enriquecimento microbiológico e a elevação da matéria orgânica do solo. “Além disso, dificulta o escorrimento superficial evitando erosões e assoreamento de mananciais.” Os agricultores, em especial os produtores de uva sabem da importância dessa técnica e sempre utilizaram outros materiais como serragem, capim gordura, braquiária e palha de cana em suas lavouras. “O problema é o custo cada vez mais elevado desses materiais, por isso destacamos a importância desse novo Projeto já em andamento e cuja oferta de material triturado deve ser elevada gradativamente”, finaliza.
Segundo o secretário de Gestão Ambiental Cláudio Scalli “mais uma vez Louveira demonstra que está em sintonia com a Política Nacional de Resíduos Sólidos ao reduzir a quantidade de material que seria destinada ao aterro e, ao mesmo tempo, beneficiar a produção agrícola”. A Prefeitura entregou, no início de fevereiro, seis novos projetos ambientais para aprovação da Câmara Municipal, que tem como meta preservar o “futuro” da cidade. São leis que se complementam e criam uma proteção ambiental para o município.
Os produtores interessados em receber os resíduos de podas devem entrar em contato com a Divisão de Agricultura de Louveira, através do telefone (11) 3878-4222. Será preenchida uma ficha e os resíduos orgânicos para forração de solo serão entregues por ordem de inscrição e de acordo com a capacidade de produção da prefeitura.