Cidadão

Empresa

Servidor

Água e Esgoto | 31/01/2014

Nota sobre o abastecimento de água da cidade

Foto: Divulgação

Vivemos um momento delicado quanto ao abastecimento de água em todo o Estado de São Paulo. Os rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí passam pela pior estiagem da década. E isso reflete em Louveira, que é abastecida pelo córrego Fetá (afluente do Rio Capivari), e passa hoje por consecutivas faltas de água em algumas regiões da cidade. 

Mas se por um lado a natureza não tem colaborado nos últimos dias, por outro a Prefeitura de Louveira não mede esforços para solucionar este problema histórico em nossa cidade. 
Investir no abastecimento de água é um compromisso da Prefeitura com todos os louveirenses. Mas é preciso lembrar que temos um ‘buraco’ enorme nessa área para preencher. Há décadas não se investe em infraestrutura na área de abastecimento de água, sendo que a última e única Estação de Tratamento de Água (ETA) construída na cidade foi inaugurada no início dos anos 80, e hoje opera em seu limite.

Tapar esse antigo ‘buraco’ não é tarefa fácil, não é coisa que se faz da noite para o dia. É preciso não se preocupar somente com a água de hoje, como com a água de amanhã, que irá servir a nós, nossos filhos e netos no futuro. É preciso encarar este desafio de ‘corpo e alma’, trabalhando de forma programática, planejada, com inteligência e sem ser precipitado, buscando um abastecimento melhor durante pelo menos os próximos 20 anos. 
Com esta preocupação, nesse período de um ano e um mês fizemos e planejamentos diversas ações, como: 

---- Aceleramos a construção da nova ETA, que terá capacidade para atender 52 mil louveirenses. 

---- Estamos atualizando a rede de distribuição de água. Trocamos quilômetros de tubos antigos, de amianto, por uma tubulação de material mais resistente e moderno, solucionando assim graves problemas de ruptura e perda de água. Vamos, nos próximos anos, dar prosseguimento a esse trabalho e substituir toda a rede de distribuição de água antiga. 

---- Realizamos diversas trocas de hidrômetros, e vamos intensificar esse trabalho, reduzindo a perda de água e proporcionando contas mais fiéis ao uso das residências. 

---- Vamos construir 6 novos reservatórios, com capacidade de estocagem de 1 MILHÃO DE LITROS ou mais cada um, em diversos bairros da cidade.

---- Contratamos um estudo para avaliar as condições atuais de abastecimento de água da cidade e, depois, levantar ações prioritárias para ampliação e adequação do sistema. Desta forma, vamos identificar e solucionar os problemas de abastecimento em curto, médio, e longo prazo, construindo um horizonte melhor para os próximos 20 anos.