Gestão Ambiental | 05/06/2024

No Dia Mundial do Meio Ambiente, Prefeitura planta 50 mudas de árvores na Fazenda Santo Antônio

Ação contou com participação do Centro de Convivência do Idoso

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a Prefeitura de Louveira realiza o plantio de 50 mudas de árvores nativas na Fazenda Santo Antônio. A ação contou com a participação do Centro de Convivência do Idoso (CCI), que foram auxiliados pela a equipe da Secretaria de Gestão Ambiental, além de ouvirem sobre a importância das árvores e de ações ambientais. A Semana do Meio Ambiente continua e tem o objetivo de conscientizar sobre os impactos ambientais e desenvolver ações para a preservação da natureza. Confira abaixo a programação da Semana do Meio Ambiente.

SEGUNDA-FEIRA (03/06)

- Ação com o CAPS na Casa Acalanto, para a produção de um jardim sensorial com ervas medicinais - 9h.
Será executado atrás do imóvel, em um local já separado.

TERÇA-FEIRA (04/06)

- Início do Projeto Piloto de Compostagem junto ao Ceil Centro - 10h
Projeto para coleta dos resíduos compostáveis gerados pela Cozinha Piloto

- Capacitação aos síndicos dos condomínios sobre resíduos sólidos na Secretaria de Gestão Ambiental - 14h.
Será realizada uma oficina sobre o tema "Gerenciamento de Resíduos", com ênfase na utilização apropriada dos sacos verdes e na importância da prática de separação adequada. Também serão abordados temas relacionados à gestão de resíduos de podas.

QUARTA-FEIRA (05/06)

- Plantio na Fazenda Santo Antônio com o Centro de Convivência do Idoso - 9h
Serão plantadas mudas de árvores de espécies nativas em um espaço já reservado

- Visita Ambiental ao CEA Tabarana - 11h
Visita ao CEA Tabarana pelo Centro de Convivência do Idoso para demonstração das tecnologias ambientais aplicadas, como o jardim sensorial, meliponicultura, cisternas, composteiras, viveiro de mudas e apresentação de um vídeo da Cooperativa.

- Visita Ambiental ao CEA Tabarana - 14h
Visita ao CEA Tabarana por alunos da rede estadual para demonstração das tecnologias ambientais aplicadas, como o jardim sensorial, meliponicultura, cisternas, composteiras, viveiro de mudas e apresentação de um vídeo da Cooperativa.

Avanços ambientais

Em conquista recente, Louveira recebe Prêmio Governador Franco Montoro (Ciclo 2024). A cidade foi contemplada na categoria Agricultura Urbana e Periurbana, na faixa populacional de 50 mil a 99 mil habitantes.

Louveira recebeu a certificação do Projeto Salas Verdes, com isso, a cidade passa a receber do Ministério do Meio Ambiente conteúdos educacionais destinados à população, como cursos de capacitação online, kits de estudos, materiais audiovisuais, conteúdo digital para conscientização, entre outros.

Em destaque no Estado, Louveira venceu o prêmio Município VerdeAzul na categoria de 50 a 100 mil habitantes em 2023. A cidade teve notas máximas em 9 das 10 Diretivas avaliadas: Esgoto Coletado e Tratado, Qualidade do Ar, Avanço na Sustentabilidade, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Gestão das Águas, Educação Ambiental, Arborização Urbana e Governança Ambiental, todas com nota 10, a nota máxima da avaliação. O ranking do Programa Município VerdeAzul é gerenciado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. Apenas 86 cidades, do total de 645 no Estado, tiveram notas acima de 80 pontos.

Por meio do Programa de Coleta Seletiva e da parceria com a Cooperativa de Reciclagem Recomeço, a Prefeitura atende 100% da cidade, dando a destinação ambientalmente correta para mais de 300 toneladas de materiais por mês, somadas com os materiais coletados no Programa Cata-Treco.

O Plano Municipal de Arborização Urbana de Louveira prevê o plantio de 2733 novas árvores no perímetro urbano, principalmente na região do bairro Santo Antônio e Centro. O Plano leva em consideração os tamanhos de árvores, copas, posicionamento na calçada, posição referente a iluminação pública, espécies mais adequadas para cada lugar, solo adequado para as raízes, critérios de segurança, os locais da cidade que mais necessitam de árvores, entre outros. Todo o trabalho foi feito com o apoio do Professor Doutor Demóstenes Ferreira da Silva Filho com sua equipe, sendo realizado levantamento de inventário das árvores na cidade, análises com imagens de satélite e elaboração de gráficos para diagnóstico das necessidades.

Lançado pela Prefeitura de Louveira em novembro de 2021, o Projeto Tabarana visa despoluir o Rio Capivari no trecho que corta a cidade. A ação foi batizada de Tabarana, em alusão ao peixe com esse nome e que, segundo relatos históricos, era encontrado em abundância no rio em um passado recente. Hoje, ele desapareceu por conta da poluição. O projeto de despoluição prevê esforços de todas as secretarias municipais e conta com o envolvimento da população. Foi concebido com etapas de execução de curto, médio e longo prazo, já que envolve ações imediatas e também medidas que demandam mais tempo para serem viabilizadas.