Saúde | 14/06/2023
No Dia Mundial do Doador de Sangue, Prefeitura e Hemocentro Unicamp ressaltam a valorização da solidariedade
Em Louveira, periodicamente são realizadas campanhas para doação de sangue, que ajudam inúmeras pessoas de toda a região
Nesta quarta-feira, dia 14 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Saúde e em parceria com o Hemocentro da Unicamp, realiza periodicamente campanhas para doação de sangue, que ajudam inúmeras pessoas de toda a região. O Hemocentro, localizado em Campinas, recebe doação de sangue de segunda a sexta-feira.
“Hoje é um dia especial para valorizar o doador de sangue, que em um ato de solidariedade, salva vidas. Periodicamente, a Prefeitura de Louveira em parceria com o Hemocentro da Unicamp, prepara uma ação especial de doação de sangue na cidade, trazendo para perto a oportunidade dos moradores realizarem este ato de bondade. Essa pequena ação pode mudar o mundo para alguém”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.
Em maio foi realizado um evento de doação de sangue na Igreja São Sebastião, no Centro de Louveira. Também em parceria com o Hemocentro da Unicamp, em 3 de junho foi realizado um evento de cadastro de doação de medula óssea, realizado na Escola CEIL Bairro, e contou com a participação de quase 200 pessoas.
“O Hemocentro da Unicamp realiza o atendimento para todas as cidades da região, inclusive Louveira. Essa parceria com a Prefeitura consiste no apoio com a prestação de nossos profissionais de Saúde e com materiais médicos, além do espaço para a ação. De acordo com o Ministério da Saúde, uma única doação pode ajudar a salvar até quatro vidas”, disse a secretária de Saúde, Marcia Bevilacqua.
As próximas ações estão sendo preparadas pela Prefeitura em conjunto com o Hemocentro da Unicamp.
Quero doar, quais são os requisitos?
- Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal); Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
- Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe), serão aceitos documentos digitais com foto.
- Pesar no mínimo 50 kg.
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
- Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
- A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para a mulher.
- O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
Quais são os impedimentos temporários para doar sangue?
- Gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;
- Período gestacional;
- Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;
- Amamentação: até 12 meses após o parto;
- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
- Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);
- Extração dentária: 72 horas;
- Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses;
- Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia:
6 meses;
- Transfusão de sangue: 1 ano;
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina;
- Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos
6 meses;
- Ter sido exposto a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).
Quais são os impedimentos definitivos para doar sangue?
- Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade;
- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas ao vírus HTLV I e II e Doenças de Chagas;
- Uso de drogas ilícitas;
- Malária.
Qual a quantidade de sangue doado?
Uma pessoa adulta tem, em média, 5 litros de sangue. Em cada doação, o máximo de sangue retirado é de 450 ml.
Hemocentro Unicamp
Mais informações: https://www.hemocentro.unicamp.br/
Telefone: 0800 722 8432