Assistência Social | 27/11/2014

No Dia da Não Violência contra a Mulher, Prefeitura faz palestra sobre o tema

Violência contra Mulher

Uma em cada três mulheres no mundo já sofreu violência física ou sexual, cerca de 120 milhões de meninas já foram submetidas a sexo forçado e 133 milhões de mulheres e meninas sofreram mutilação genital, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU).

Embora essas violações sejam comuns ao cotidiano de milhares de mulheres, muitas vezes elas se tornam invisíveis ou são tratadas como algo relativo à esfera familiar. Para romper esse silêncio, desde 1981 o movimento feminista comemora, com luta, em 25 de novembro, o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher.

Em comemoração ao Dia Mundial, a Prefeitura de Louveira através da Secretaria de Assistência Social e o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) realizaram no dia 25 de Novembro, uma palestra para debate sobre o assunto no plenário da Câmara Municipal de Louveira.O tema abordado foi “Amor, Sexo e Cultura da Paz” e a palestrante convidada, a psicóloga e psicoterapeuta pós-graduada em Terapia Sexual de São Paulo, Ana Cristina Canosa Gonçalves, também autora do livro “A Metade da Laranja”.

O objetivo da palestra foi abordar o dia a dia das relações e as formas saudáveis de relacionamentos. Durante muito tempo o ambiente familiar foi tratado como um lugar privado e restrito, onde o Estado tinha muita dificuldade para entrar e combater a violência doméstica. Somado a isto, o medo, a vergonha e a falta de informação contribuíram para que mulheres agredidas dentro desse espaço não denunciassem seus agressores, principalmente por se tratar, na maioria das vezes, de pessoas muito próximas, como maridos, companheiros, namorados, pais, irmãos, filhos ou outro integrante da família. Mas essa situação está mudando e cada dia mais, para melhor.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) configura-se como uma unidade pública e estatal, que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc.).

Mais informação: CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Rua São Carlos, 73 – bairro Santo Antonio. Telefones: (19) 3848-1038 / 3848-1166.

Lei Maria da Penha

Com a criação em 2003 da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), da Presidência da República, com os acordos internacionais assinados pelo Brasil com vistas à eliminação da violência, e com a sanção da Lei 11.340 - Lei Maria da Penha - em 2006, as mulheres passaram a ser amparadas por inúmeros instrumentos e serviços para garantir seus direitos e o atendimento em situações de violência.

Denúncias no Ligue 180

O Ligue 180 é a Central de Atendimento à Mulher criado em 2005 e coordenado diretamente pela Secretaria de Política para Mulheres, da Presidência da República. O serviço é gratuito, confidencial e funciona 24 horas por dia, 7 dias da semana, incluindo feriados.

O Ligue 180 tem como objetivo receber relatos de violência contra as mulheres, acolher e orientar mulheres em situação de violência doméstica e familiar, assim como divulgar serviços disponíveis na rede de atendimento à mulher em todo o país.