Saúde | 09/05/2014

Mutirão contra a dengue vai envolver 50 funcionários da Prefeitura neste sábado (10)

Foto: Divulgação

A Vigilância em Saúde (Visa) da Prefeitura de Louveira realiza neste sábado, a partir das 8h nas regiões do Bairro Monterrey e Santo Antônio, um mutirão para remoção de objetos que possam abrigar focos do mosquito causador da dengue. A ação vai mobilizar 50 funcionários ligados à Prefeitura, entre agentes comunitários e profissionais da saúde e da empresa responsável pela limpeza pública.

Segundo o diretor da Vigilância, Cristiano Araújo, a iniciativa integra o plano de ações de combate à dengue, intensificado nas últimas semanas. “Vamos realizar este ‘arrastão’ contra a o mosquito nos bairros com maior incidência de casos suspeitos. Estamos totalmente engajados nos esforços de contenção da dengue, por isso aumentamos o nosso efetivo de agentes da saúde de 5 para 12 funcionários e intensificamos o trabalho de visita domiciliar”, reitera. “Também orientamos a população sobre como manter a residência longe da ameaça da doença através de panfletos informativos, outdoors e totens espalhados por toda a cidade”, reitera.

Além das visitas domiciliares e do trabalho informativo, os agentes reforçam a averiguação de ‘pontos especiais’ onde há maior probabilidade circulação dos vetores de transmissão, como borracharias, imóveis com grande circulação de pessoas, escolas e prédios públicos.

Responsabilidade conjunta

Para obter êxito no combate ao mosquito da dengue, diz Cristiano, é imprescindível a participação da população louveirense. “As ações de combate à dengue são realizadas ao longo de todo o ano e consiste numa parceria entre população e prefeitura. Por isso é necessária a colaboração dos louveirenses, que podem ajudar de duas formas: permitindo o acesso dos agentes às suas residências e evitando deixar água acumulada em latas, embalagens, copos plásticos, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d’água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, que são onde o mosquito se desenvolve”, orienta. “Vale lembrar que não existe vacina contra a dengue, a única forma de impedir a doença é através da prevenção”, alerta.

Sintomas

Em caso de febre, dores de cabeça, atrás dos olhos, no corpo ou nas juntas, desânimo e manchas avermelhadas na pele, procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa. Não se esqueça de informar se esteve ou viajou para local com possíveis focos do mosquito vetor da dengue.