Água e Esgoto | 23/11/2018

Município investe no controle de desperdício de água para garantir abastecimento aos louveirenses

58666e4f-dba4-4ae7-bfbe-b79b843f359d.jpg

Com o objetivo de garantir água limpa e tratada, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Água e Esgoto (SAE), tem ampliado cada vez mais as redes de abastecimento e as capacidades de tratamento e armazenamento.

Para que não haja desperdício, estão sendo tomadas medidas de controle de perda da água que sai da Estação de Tratamento até a torneira dos louveirenses.

A Prefeitura já está em um avançado processo de substituição das antigas tubulações por materiais de maior capacidade e resistência, como o PEAD (polietileno de alta densidade). Este material é o mais moderno do mercado e possui características importantes para o consumidor, como ser totalmente atóxico, praticamente inquebrável, à prova de corrosão e com durabilidade acima de 50 anos. A nova rede leva até os consumidores uma água com a melhor qualidade e o menor risco de vazamentos.

Vazamentos domésticos

Quando a água entra na instalação particular das casas e edifícios, ela pode ter uma perda significativa. Segundo relatórios da SAE, foram encontrados vazamentos que desperdiçavam mais de 25 vezes o que realmente o consumidor utilizava, refletindo diretamente no valor da conta.

Para evitar essa perda irreparável da água e assegurar que o consumidor pague o valor justo, a SAE tem realizado, sem custo ao morador, a troca de hidrômetros velhos ou defeituosos por modelos 100% certificados pelas normas do Inmetro.

Com a medição de consumo mais exata e transparente, os cidadãos têm detectado vazamentos que estavam ocultos, como é o caso de um morador do bairro Rainha. Segundo ele, “depois que fizeram a troca do hidrômetro, o consumo subiu muito. Fui até a Prefeitura para pedir a revisão do valor e orientaram a procurar uma empresa para verificar o encanamento. Eles encontraram um vazamento enorme no chão da cozinha que vazava até a garagem. Ia ser um super problema e, se não fosse a troca do hidrômetro, a gente nunca ia descobrir”.

Faça o teste e evite desperdício e prejuízos

Além de desperdiçar água que poderia ser usada por outras famílias, os vazamentos em residências podem infiltrar em paredes e fundação das casas, causando danos nas estruturas e comprometendo a segurança dos moradores.

Uma forma simples de estimar o consumo de uma residência é calcular 6 m³ (6 mil litros) de água por morador ao mês. Se uma casa possui, por exemplo, 4 moradores, deve-se multiplicar 4 por 6, gerando a média de consumo mensal de 24 m³ de água. Esta estimativa de consumo é indicada pela Fundação Procon e pela ARES-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). Caso o consumo esteja muito acima da estimativa, deve-se avaliar a possibilidade de vazamentos na rede de água do imóvel ou o uso excessivo de água pelos moradores.

A Prefeitura de Louveira disponibiliza uma cartilha com o passo a passo para fazer o teste de vazamento e dicas de consumo consciente. Acesse pelo endereço https://goo.gl/61ChK7.

Em caso de dúvida, ligue para a SAE no telefone 3878-9930.

58666e4f-dba4-4ae7-bfbe-b79b843f359d.jpg
c8b48395-2e8f-4b89-a997-009e5aa97352.jpg