Governo | 11/01/2017
Moradores do Monterrey são recebidos por equipe da Prefeitura para discutir sobre saneamento básico
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Na manhã desta quarta-feira, 11, representantes da Associação de Bairro do Monterrey foram atendidos pela equipe técnica da Prefeitura e vereadores para falar sobre saneamento básico. A pauta da reunião foi o abastecimento de água no bairro, que atualmente é realizado por meio de caminhões pipa da Prefeitura, que saem da Estação de Tratamento de Água e abastecem casa a casa diariamente.
Participaram do encontro os secretários de Água e Esgoto, Sérgio Franco, de Projetos e Programas, Vlamir Sartori, o assessor de Gabinete do Prefeito, Alessandro Fonseca, o advogado da Secretaria de Negócios Jurídicos da Prefeitura, Carlos Eduardo Diniz, além dos vereadores Priscila Finamore e Caetano Sérgio.O secretário Sérgio Franco, explicou para os moradores que atualmente há um mapeamento e estudo de todos os caminhões para poder identificar problemas no abastecimento, tendo em vista a capacidade de litros de cada morador. Além disso, o secretário ainda adiantou que o sistema de abastecimento já está normalizado a partir desta semana.
O secretário de Projetos e Programas, Vlamir Sartori, ressaltou a importância deste mapeamento que já é realizado em cada caminhão, com o uso do GPS para reorganizar o processo de abastecimento casa a casa, estudando cada rota realizada. “Convido a todos para conhecer o sistema, que está à disposição para toda a população que quiser saber como funciona. Isso melhora a qualidade de abastecimento e são ações que já estão em discussão na Prefeitura.”
O assessor de Gabinete, Alessandro Fonseca, elogiou a atitude dos moradores pela forma organizada e respeitosa, destacando a importância de exercer a cidadania. “Assim conseguimos também apresentar quais são as ações que estamos planejando e desenvolvendo para o bairro.” Ao final, o advogado de Negócios Jurídicos, Eduardo Diniz, assinou o ofício entregue pelos representantes da Associação, junto com um abaixo-assinado e lista de presença.
Recadastramento
A Secretaria de Água e Esgoto trabalha também na construção de um formulário para recadastramento, que será entregue anexado à conta de água. Com isso, a Prefeitura pretende saber, detalhadamente, a capacidade de reservatório de cada morador, se a pessoa possui poço artesiano, se há horta no local, entre outras questões. Tudo para garantir que cada um receba a quantidade de água necessária, otimizando o processo. Em breve, a Prefeitura irá divulgar com mais detalhes onde o formulário será entregue.
Geoprocessamento
O geoprocessamento é um processo informatizado de dados georreferenciados. Utiliza programas de computadores que permitem o uso de informações cartográficas (mapas, cartas topográficas e plantas) e informações para associar coordenadas futuras. Atualmente, em Louveira, este processo é utilizado nos caminhões que fazem o abastecimento de água nos bairros mais afastados como Monterrey, Abadia, Arataba e Cestarolli. O objetivo é mapear e identificar problemas, ajudando a aperfeiçoar as rotas que devem ser definidas, visando garantir um processo de entrega de acordo com a capacidade de cada caixa d’água.
Mais ações para o bairro
Segundo os moradores, a Associação é tradicional; foi a primeira da cidade e existe desde 1987 para lutar por benfeitorias no bairro. E, os anseios dos moradores seguem em linha com a preocupação da Prefeitura de assegurar serviços de qualidade para a população. Além de todo esse processo e estudo de melhoria na área de saneamento, a Prefeitura também trabalha na construção de um reservatório que já está em fase de fundação. A caixa d’água ficará na Rua Heron n° 935, Quadra L, Lote 1T, com capacidade para armazenar 500 m³ de água.
Já para a área educacional, a Prefeitura estuda a construção de um Centro Educacional Integrado de Louveira (CEIL). A área para a construção da obra já está desapropriada. Recentemente, o bairro recebeu pavimentação e iluminação nova.
Depoimentos
Rodrigo Moraes da Silva, morador há dezessete anos do bairro
“Fiquei feliz em ser atendido e ter nosso problema ouvido pela equipe da Prefeitura. Desta forma garantimos que o nosso abastecimento de água seja normalizado.”
Jadir Assiz Silva, morador do bairro desde 1980
“Nem esperava o atendimento. Foi uma agradável surpresa e fiquei feliz em saber do interesse por parte da Prefeitura em resolver o problema. Sempre venho na Prefeitura para garantir melhorias para o bairro, pois a partir do momento em que melhoramos o ambiente em que vivemos, fazemos o bem para os demais e para nós mesmos.”