Segurança | 19/08/2014

Monitoramento por câmeras cria cinturão de segurança em torno do Centro

monitoramento

Cerca de 90% das câmeras do sistema de videomonitoramento do Centro e da região rural de Louveira já entraram em operação. Dentro de uma base instalada na sede da Guarda Municipal, guardas treinados monitoram as informações captadas pelas 34 câmeras do tipo OCR, que possuem tecnologia avançada capaz de captar placas de automóveis.

O sistema já funciona nas principais vias da região, como a Avenida Silvério Finamore, Rua Catharina Calssavara Caldana e outras 12 ruas.  Se um veículo utilizado em algum delito passar por essas vias, por exemplo, as informações serão imediatamente remetidas às forças policiais da cidade, o que colabora com a agilidade e eficácia dos serviços de segurança pública.

Para o prefeito Junior Finamore, o monitoramento por câmeras constitui em um dos principais instrumentos para coibir ações criminosas em toda a região. “O nosso sistema de monitoramento já está integrado ao sistema das cidades da região, isso quer dizer que um veículo furtado em Louveira pode ser identificado em Vinhedo, Itatiba ou Jundiaí. Esta ação reforça a importância do trabalho conjunto para estreitar o cerco contra a criminalidade, principalmente em busca de diminuir o índice de roubos e furtos de veículos”, diz.

A estimativa da Prefeitura é concluir a instalação do Infovia Municipal - como foi denominado – em 45 dias. O sistema será composto por 88 câmeras, sendo 68 do tipo OCR, 16 de longo alcance, que serão acopladas em pontos estratégicos com grande circulação de pessoas - como praças, bancos e escolas –, e mais quatro fixas, sendo que uma já está instalada na Região Central.

Interligação dos prédios públicos

Além de auxiliar na redução da criminalidade, a estrutura de fibra óptica será utilizada para aperfeiçoar a comunicação entre os prédios públicos, que já estão sendo interligados. Com isso, o acesso ao sistema da Prefeitura de atendimento ao cidadão será agilizado, o que reflete diretamente na melhora dos serviços públicos prestados. “Estamos muito próximos de ter quase 90 por cento dos Prédios públicos usufruindo de uma rede rápida, ágil e confiável. Isso irá refletir em serviços públicos de melhor qualidade ao cidadão louveirense”, afirma o diretor de Tecnologia da Informação da Prefeitura, Marcelo França.

Readequação do projeto

Em 2013, o projeto foi readequado para incorporar câmeras do tipo OCRs, apropriadas para efetuar a leitura de placas de veículos.  Além deste modelo, serão instalados outros dois tipos de câmera: a DOME, com giro de 360 graus e alcance do zoom que chega a quilômetros de distância, e a fixa. Todas as câmeras serão de alta resolução em HD, o que facilita a identificação de possíveis veículos roubados, além de indivíduos suspeitos.

Para ‘sair do papel’, foi preciso ainda modificar o sistema de transmissão entre os dois lados da Anhanguera, já que as Concessionárias responsáveis pela administração das rodovias que cortam a cidade não haviam liberado a passagem dos cabos com fibras óticas. Com isso, rádios transmissores foram instalados nas duas margens da Anhanguera para interligar as informações coletadas pelas câmeras do Bairro Santo Antônio e do Centro.

Equipe rigorosamente selecionada

A equipe que irá monitorar as Câmeras foi rigorosamente selecionada e posteriormente pela empresa que implantou o sistema. Ao todo são 14 guardas municipais coordenados por um inspetor, que juntos serão responsáveis pela comunicação de rádio, atendimento e despacho das ocorrências, monitoramento das câmeras e controle de entrada e saída de veículos suspeitos.

Em grandes festas e eventos esportivos, a GM contará com o auxílio de uma Van adaptada como base de videomonitoramento. O veículo será aparelhado com os equipamentos mais modernos em sistema de vigilância, que transmitirão as imagens captadas à Central.