Água e Esgoto | 01/10/2015

Modernização da rede de água permite remoção de antiga casa de bombas no Santo Antônio

Nova tubulação permite abastecer os bairros Altos da Colina e Jardim São Francisco sem a necessidade de caminhões-pipa

Um conjunto de obras na rede de distribuição de água permitiu à Prefeitura a retirada de uma antiga estação elevatória no Bairro Santo Antônio, na tarde do dia 25 de setembro (sexta-feira passada). A ação vai gerar economia em manutenção e energia elétrica, além de reduzir as perdas de água – maior enfoque da Prefeitura com a medida.

A remoção da casa de bombas - como o aparato é popularmente conhecido - foi possível devido à implantação de uma moderna interligação entre a rede de distribuição dos bairros Altos da Colina e Jardim São Francisco com o reservatório do Parque dos Estados, localizado no lado oposto da Rodovia Anhanguera.

Conforme explica a Secretaria Municipal de Água e Esgoto, a casa de bombas era utilizada para bombear a água até o reservatório do bairro Altos da Colina, mas de forma limitada, obrigando a Prefeitura a abastecer a caixa d’água do bairro até mesmo com caminhões pipa. Hoje, a atual estrutura consegue suprir a necessidade de abastecimento do bairro, transportando a água até o reservatório pela própria rede de distribuição.

“Em 2013 nos fizemos um levantamento de quais bairros sofriam com a irregularidade no abastecimento. E foi constatado que os bairros Altos da Colina e o Jardim São Francisco foram os locais que, em 2012, mais dias ficaram sem água. Estes foram os motivos para determinar a escolha das primeiras obras a serem feitas no local. Só que não eram obras simples: para conseguir desativar a casa de bombas foi necessário executar uma adutora que começa do outro lado da Rodovia Anhanguera, lá no reservatório do Parque dos Estados, para trazer água até esses bairros”, explica o órgão responsável pelo abastecimento de água municipal.

A nova estrutura vem recebendo elogios dos moradores e comerciantes locais, que antes sofriam com a escassez de água. Este é o caso do proprietário de supermercado Ricardo de Oliveira, que já chegou a ficar cinco dias sem água e agora sente a segurança de que seu comércio será abastecido. “Havia um trânsito enorme de caminhões-pipa para suprir a necessidade do pessoal (dos bairros adjacentes). E hoje em dia não precisa mais, essa adutora nova já está suprindo esta necessidade, inclusive a do mercado, que também sofria com a falta de água”, opinou Ricardo.

A construção de adutoras e a modernização da rede de distribuição de água faz parte do planejamento da Secretaria de Água e Esgoto para solucionar os problemas de falta de água no município. Além de conquistar outorgas para captação de água e elaborar projetos de represas, o plano de abastecimento conta também com a construção de nove reservatórios que vão duplicar a capacidade de armazenamento de água da cidade. Do total, três já entraram em processo de construção: um no Jardim Juliana, outro próximo ao Clube Bandeirantes e o terceiro na Vila Omizzolo. Em breve, começa a construção da quarta nova caixa d’água, que vai abastecer o Mirante do Santo Antônio.