Cultura & Eventos | 28/07/2015

“Minha mãe é uma peça” vira livro

Dica de Leitura

Livro inspirado na peça “Minha mãe é uma peça”, de Paulo Gustavo, traz histórias inéditas da personagem Dona Hermínia

Quando atende ao telefone, Dea Lúcia Amaral logo diz, com a voz estridente: “Olha, se a ligação cair, você liga de novo! Essa empresa telefônica está uma coisa horrorosa!”. Impossível não soltar uma gargalhada com as tiradas da mulher de 68 anos. Mãe do ator Paulo Gustavo e musa inspiradora da personagem Dona Hermínia (do sucesso “Minha mãe é uma peça”, que já foi para os palcos e as telas de cinema), a niteroiense estrela agora o livro homônimo (Ed. Objetiva), escrito pelo filho com a colaboração de Ulisses Mattos e Fil Braz.

 

— Acho que eu estou fechando um ciclo. Plantar árvore, eu já plantei várias — diz a professora aposentada: — Filho eu também já tive... Então agora eu tenho um livro! Escrever eu não escrevi, mas não deixo de ser a protagonista.


Musa inspiradora: Dona Dea Lúcia, mãe de Paulo Gustavo, serviu de inspiração para criação da personagem.

 

Além de histórias inéditas, a obra traz fotos e ilustrações da mãe de Marcelina e Juliano (nomes fictícios dos filhos da personagem inspirada em Dea Lúcia). Em texto informal, Dona Hermínia fala sobre sexo e dietas, ensina como navegar na internet, apresenta seu guia de viagens, conta o segredo para se dar bem com o ex-marido... E dá dicas sobre como criar a prole. Sobre o último ponto, existe, sim, uma fórmula. É Dea quem diz.
— Sempre fui uma mãe amorosa. Na hora em que metia o couro em Paulo Gustavo e Juliana (irmã do ator), se estivesse com panela no fogão, eu jogava a tampa no chão para fazer barulho! Tudo isso eu fiz, mas o amor estava acima de qualquer coisa — aconselha Dea, sem negar conflitos com o filho famoso: — Hoje aquele “pega pra capar” de mãe é por WhatsApp. Xingo bastante! Aí desligo o telefone e só ouço a resposta depois.


Famosa pelas ruas de Icaraí, Dea Lúcia está empenhada em mostrar ao mundo que o filho também é uma peça. Quando mais jovem, ela cortou um dobrado para dar conta do adolescente, que foi expulso de duas escolas.


— Até em banheiro de bar eu entrava procurando ele — entrega a mãe: — Vou escrever “Meu filho é uma peça: a revanche”. Com certeza a peça vai sair. Já tenho milhares de histórias na cabeça!