Água e Esgoto | 25/06/2015

Mapeamento informatizado da rede de água vai agilizar reparos

Sistema

Sistema computadorizado proporciona visão ampla da rede e maior rapidez no atendimento às solicitações de novas ligações

A SAE (Secretaria Municipal de Água e Esgoto de Louveira) começou a operar um sistema que mapeia as redes de abastecimento de água e coleta de esgoto via geotecnologia computadorizada. Denominado Sistema de Informações Georreferenciadas, ou SIG, o programa tem como objetivo aperfeiçoar a gestão e o planejamento da rede.

Com auxílio do CPD (Centro de Processamento de Dados), o programa será implantado em etapas e no final deverá auxiliar a planejar obras de extensão das redes de água e esgoto, simulando o seu funcionamento. “O SIG vai aumentar a agilidade e a precisão das intervenções nas redes de águe e esgoto. Com ele a SAE poderá ainda simular a operação de uma nova tubulação e todos seus componentes. Ou seja, será possível planejar novas redes e adequar as atuais à necessidade da população”, explica o diretor do CPD, Marcelo França.

A riqueza de detalhes do mapeamento informatizado é uma característica que chamou a atenção dos funcionários da Secretaria de Água e Esgoto. Segundo a diretora de planejamento da SAE, Verônica Sabatino, o sistema permitirá identificar até mesmo o tipo de material a receber reparos. “Os operadores do sistema terão uma visão ampla de toda a rede de água existente no município. Com isso, qualquer intervenção na rede ou manutenção será mais ágil e precisa, uma vez que os operadores poderão identificar quais tipos de tubulação, peça e equipamentos deverão ser verificados, isso acelera a execução dos serviços”, explica.

Outro grande diferencial da ferramenta será agilizar o atendimento às solicitações de novas ligações.  O atendente poderá, rapidamente, visualizar na tela se há rede disponível no endereço indicado pelo requerente e solicitar imediatamente a ordem de serviço.  O sistema também é capaz de identificar a localização exata dos hidrômetros na rede.

Futuramente, o programa será expandido para uso em outros setores da administração municipal. A intenção é mapear também as redes subterrâneas de águas pluviais, gás, fibra óptica e telefonia, além de alimentar o sistema com informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Obras) por meio do cadastro de obras e plantas.  “Temos o intuito também de integrar o sistema do Cartão Cidadão para georreferenciar todos os domicílios da cidade e aumentar o leque de informações do SIG”, informa Marcelo.