Assistência Social | 27/03/2014

Manicure conta como o Banco do Povo Paulista de Louveira contribuiu para o seu crescimento profissional

Foto: Divulgação

A manicure Elza Isabel Alves é protagonista de uma história de crescimento  profissional que contou com o apoio do Banco do Povo Paulista de Louveira. Tudo começou quando ela ficou desempregada e descobriu o seu talento para cuidar da beleza das mãos e pés das pessoas. Com a necessidade de obter renda, Elza teve a ideia de abrir o seu próprio negócio e hoje possui um salão localizado na Rua das Acácias, no bairro Santo Antônio, onde atende uma média de 70 clientes ao mês.

Elza contou que trabalhou de manicure de casa em casa durante 10 anos  "Trabalhei numa empresa por 14 anos e fiquei desempregada. Foi aí que tive a ideia de me tornar manicure já que sabia fazer muito bem as unhas das pessoas e gostava disso. A ideia inicial era fazer isso durante pouco tempo para ter um 'bico'. Comecei indo de  casa em casa fazer as mãos e os pés dos meus clientes, isso durante 10 anos", disse.

Em 2008, a empreendedora abriu seu primeiro negócio e, no ano passado, viu o anúncio do Banco do Povo de Louveira em um jornal da cidade e decidiu investir em um salão para atender os clientes:  “ Vi um anuncio no jornal falando sobre o Banco do Povo de Louveira e procurei me informar como funcionava. Fui até o local e sem muitas burocracias  fiz o empréstimo e investi em equipamentos e mobílias para profissionalizar o meu negócio. A experiência foi ótima, as prestações são muito acessíveis ao meu bolso e o empréstimo foi super fácil de conseguir”, contou. Segundo Elza, o dinheiro foi utilizado na compra de móveis, computador, armário, telefone, bebedouro, cadeirinha e placa.

"No inicio ninguém apoiou minha decisão, pois achavam que eu precisava trabalhar registrada. Eu era a única que pensava que trabalhando como autônoma, além da liberdade que tenho, o lucro é maior. Foi o que fiz e hoje estou muito satisfeita", comemorou.

Para dar continuidade ao seu trajeto de conquistas profissionais, o próximo passo da manicure agora é sair da informalidade: “Quero abrir a minha empresa com CNPJ e sair da informalidade. Esse é o meu sonho!”, encerrou Elza Alves.

Empréstimo

O Banco do Povo Paulista é um programa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com as prefeituras  que  empresta dinheiro a um baixo custo, apenas 0,35%de juros ao mês, para pequenos e médios empreendedores, dentre eles  cabeleireiros, lojistas, revendedores de cosméticos, manicures, agricultores, entre outros. Os empréstimos variam entre R$ 200 e R$ 20 mil,com prazo de pagamento de até 36 meses.

Os interessados em investir em seu negócio devem procurar o Banco do Povo Paulista de Louveira na Rua São Carlos, 73, bairro Santo Antônio. Os telefones para contato são: (19) 3848-3255 ou (19) 3848-1276.

Além dos empreendedores, o Banco do Povo também realiza empréstimos para moradores da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) para a reforma ou ampliação de seus imóveis. Qualquer morador do Sagrado Coração de Jesus pode solicitar até R$7.500,00 para reformar ou ampliar sua casa.