Geral | 29/06/2023

Louveira recebe o Selo Município + Azul da Caixa Econômica Federal

Reconhecimento é entregue aos municípios que apresentam indicadores de boas práticas de governança e responsabilidade socioambiental

A cidade de Louveira recebe o Selo Município + Azul da Caixa Econômica Federal, reconhecimento entregue aos municípios que apresentam indicadores de boas práticas de governança e responsabilidade socioambiental. A equipe da Caixa da unidade de Louveira entregou o certificado ao prefeito, Estanislau Steck, nesta quarta-feira (28), junto com a participação do vice-prefeito e superintendente da Fumhab, Ricardo Barbosa, e do secretário de Administração, Marcelo Souza.

“Este reconhecimento é muito importante para a cidade, pois ele avalia 20 indicadores na área ambiental, social, governança e climática. O objetivo final é proporcionar ao morador o aumento de qualidade de vida e bem-estar, tudo associado ao desenvolvimento urbano sustentável. Além disso, o Selo envolve as metas da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

Louveira recebeu o Certificado Cristal, ficando entre 60 e 69 pontos nos indicadores.

Os indicadores são divididos em quatro grupos: ambiental, social, governança e climático. Veja abaixo o que é avaliado em cada grupo.

Ambiental: Acesso à água potável, acesso à coleta de esgoto, índice de tratamento de esgoto, coleta seletiva, saneamento básico e eficiência energética.

Social: Cobertura de atendimento por creche, cobertura de Unidade Básica de Saúde e Atenção Primária à Saúde, qualidade de educação básica, atualização cadastral do Cadastro Único, Plano Municipal de Habitação e vulnerabilidade social.

Governança: Capacidade de investimentos, atendimento à LRF e Despesas com pessoal, regularidade das contas públicas, capacidade de pagamento, certificação em governança e adoção do Building Information Modeling (BIM).

Climático: Pegada de Carbono e Plano de Gerenciamento de Riscos e Desastres.

O Selo tem validade de dois anos e a adesão pelo município é voluntária.

Entre os objetivos é apoiar os municípios a alcançarem as metas da Agenda 2030 das Nações Unidas por meio da implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS com ações de combate à pobreza, proteção do meio ambiente e do clima, e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.