Geral | 23/07/2013

Louveira marcou presença no V Encontro Lúdico da Região de Campinas realizado na cidade de Sumaré

Foto: Divulgação / PML

Num legítimo exemplo de cidadania adolescentes de Louveira marcaram presença no V ENCONTRO LÚDICO DA REGIÃO DE CAMPINAS sob o tema “23 anos do ECA e o protagonismo infanto-juvenil”, realizado na cidade de Sumaré,nesta quarta-feira, 17 , com o objetivo concreto de analisar a realidade em que vivem e criar propostas de melhorias em áreas como segurança, saúde, educação, projetos socioeducativos, cultura da paz, controle e participação social, financiamento, lazer, cultura, e meio ambiente.
O movimento contou com a participação das cidades de Louveira, Santo Antonio de Posse, Indaiatuba, Atibaia, Bragança Paulista, Várzea Paulista, Sumaré, Americana, Hortolândia, Campinas e Amparo, e contou com a presença de autoridades como a Exma. Sra. Prefeita de Sumaré, Cristina Carrara, a Sra Secretária de Assistência Social de Sumaré – M. José de Araújo, o vereador Vadinei, Sr. Lincoln Moreira- presidente da Comissão organizadora, presidentes de CMDCA´s, conselheiros tutelares, e representante da DRADs.
Num verdadeiro movimento de adolescentes preocupados com sua realidade e dispostos a mudanças, as adolescentes Jessica Claudina Ramos Oliveira (16 anos), Emanuelle Laranjeiras Silva (16), Erica Tais Santos Nascimento(15) e Gabriela Bonetto Rosa(12), puderam demonstrar como a união entre as
pessoas faz com que cada um se torne protagonista de sua própria história, sendo agente de mudanças positivas para toda a sociedade brasileira.
As adolescentes de Louveira foram acompanhadas pela Dra. Rosangela Nespoli Martinez, presidente do CMDCA Louveira, Luzia Cecatto, secretária, Cleide B. Rosa, Conselheira Tutelar e Marcello Silva, assistente social do Projeto Expressão Jovem.
No caso de Louveira, as adolescentes focaram o eixo da Educação, Projetos Socioeducativos e Cultura da Paz, e apontaram a necessidade de implantação de três propostas: 1) a capacitação dos grêmios estudantis, para que todos tenham plena consciência da importância do papel desse importante meio de representatividade no ambiente escolar e desta forma torná-lo efetivo eficiente, 2) a criação de uma disciplina de Cidadania, onde os alunos possam entender a relevância de seu papel na sociedade, seus direitos e deveres, 3) A capacitação de mediadores, pessoas habilitadas a mediar os conflitos que ocorrem dentro do âmbito escolar, com o objetivo de implantar a cultura da paz e a consciência de que é possível solucionar conflitos sem precisar recorrer à violência.
Estas propostas foram levadas ao Encontro e discutidas mais amplamente com adolescentes e crianças de outras cidades da região. Após esse debate, as propostas foram votadas em plenária, onde foram aprovadas e seguirão para o âmbito estadual, onde servirão como elementos norteadores na formulação de novas diretrizes.