Cidadão

Empresa

Servidor

Saúde | 04/07/2018

Louveira entra em campanha de alerta contra a Febre Maculosa

A febre maculosa é uma doença grave causada pela picada do carrapato-estrela infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. É mais comum entre junho e novembro, período em que predominam as formas jovens do carrapato, conhecidas como micuins. A doença tem cura, porém deve ser tratada logo no surgimento dos primeiros sintomas.

Os principais sintomas da febre maculosa são febre alta, dores de cabeça e dores no corpo (principalmente nas pernas), mal estar, náuseas e vômitos e manchas avermelhadas na pele. Os sintomas se manifestam entre o segundo e o 14º dia após o contato com o carrapato-estrela.

Prevenção

Quando entrar em locais de mato, usar calça e camisa compridas e claras, preferencialmente de botas. A parte inferior da calça deve ser posta dentro das botas e lacradas com fitas adesivas. Se possível, evite caminhar em áreas conhecidamente infestadas por carrapatos e, a cada duas horas, verifique se há algum deles preso ao seu corpo. Quanto mais depressa ele for retirado, menores os riscos de infecção.

É importante evitar deitar e sentar em gramados durante atividades de lazer, manter terrenos e gramados capinados rentes ao solo e utilizar equipamentos de proteção individual ao realizar atividades individuais de capina ou limpeza. Sob orientação de um veterinário, aplique carrapaticidas em cães e cavalos.

Verifique sempre atentamente o corpo das crianças. Caso haja um carrapato grudado na pele, tenha cuidado ao retirar e se possível use pinças. Evite esmagar os carrapatos para não se contaminar

Caso tenha sido picado por carrapato e apresente febre, procure o serviço de saúde e informe sobre o contato com carrapato. O tratamento precoce é fundamental na cura da doença.

FEBRE MACULOSA 01.jpg
FEBRE MACULOSA 02.jpg
FEBRE MACULOSA 03.jpg