Assistência Social | 08/05/2015

Louveira dá aulas de empreendedorismo

Economia_Solidária__(1).JPG

30 pessoas já foram capacitadas desde o início do programa,e agora aprendem a gerenciar o negócio próprio

Nos últimos dois anos a Secretaria de Assistência Social, por meio da sua Divisão de Inclusão Produtiva, vem estudando e se preparando para a implantação do Programa de ‘Economia Solidária’, visando atender aos munícipes de baixa renda. O Programa tem como objetivo um novo jeito de produzir e gerar a própria renda. Este trabalho é desenvolvido através do Centro Público de Economia Solidária onde são desenvolvidas ações de incubação dos empreendimentos.

A Incubadora Social é um espaço destinado a apoiar e assessorar novos empreendimentos sociais ou fortalecer empreendimentos já criados, oferecendo qualificação e assistência técnica durante o período de incubação. A incubadora cria condições para que as pessoas se organizem para o trabalho coletivo. Promove formação técnica, política e gestão administrativa, inclusive infraestrutura física em alguns casos, até que os empreendimentos possam andar com as próprias pernas.

Dentre as demandas de atendimento do programa, estão: fomentar grupos de pessoas oriundos dos cursos do NUCCA: - Frentes de trabalhos propostas: Alimentação, Artesanato, Beleza e Prestação de Serviços; fomentar indivíduos encaminhados das demandas dos CRAS e CREAS, na formação de grupos de trabalho, como porta de saída para as questões da assistência; fomentar grupos na área de agricultura Familiar; Trabalhar a proposta da Economia Solidária no programa da Juventude.

O trabalho começou em fevereiro de 2015, com 30 pessoas que foram capacitadas nesta primeira fase em Economia Solidária e a partir de agora dão continuidade com as ações da incubação dos Empreendimentos Econômicos e Solidários (EES). Estes primeiros grupos estão divididos em duas frentes: de Alimentação e Beleza. Após esta etapa os participantes serão capacitados na área de informática com curso básico de 1 mês e meio no telecentro, em seguida deverão iniciar o período propriamente dito como incubação, com capacitações específicas para gestão de empreendimentos e comercialização dos produtos.

Atividades propostas para a Incubadora Social:

-Auxílio na elaboração do Plano de Negócios para os empreendimentos sociais incubados;
-Oferta de cursos de capacitação;
-Oficinas sobre finanças, marketing, administração e formalização;
-Apoio no gerenciamento;
-Infraestrutura dotada de capacidade técnica, gerencial, administrativa e financeira;
-Disponibilização de laboratórios de informática, biblioteca, e sala para reuniões;
-Auxílio na obtenção de parcerias;
-Baixo custo de investimento;
-Orientação na divulgação do empreendimento e captação de recursos;
-Espaço físico e equipamentos durante o tempo de incubação, quando necessário.
A Incubadora Social terá sua cede na Rua São Carlos, nº73, juntamente com o Serviço de Atendimento ao Trabalhador.

Depoimentos:

A dona de casa Joelma de Jesus dos Santos, 31, moradora do bairro Vila Pasti aprova a iniciativa da prefeitura. “O programa é uma alternativa para nós, que não temos emprego fixo. Além de ensinar as pessoas a ter seu próprio negócio, também nos ensina a ser solidário um com o outro e um passar a experiência, valorizando a cultura do município.”

Já Cleide de Oliveira Silva, 55, moradora do jardim 21 de março, avalia o programa. “Economia Solidária é colocar preço justo no produto para o consumidor, trabalhar em equipe, valorizar a aprendizagem, além de ser um jeito novo de comprar e vender”. Cleide comenta também que vem aprendendo bastante e dá como positiva a iniciativa da prefeitura como alternativa de geração de renda para as pessoas da cidade.

Cleide.JPG
Joelma.JPG