Segurança | 27/06/2014

Lei do Silêncio tem campanha educativa antes de multar os ‘barulhentos’

A Prefeitura de Louveira deu início a uma campanha educativa que visa orientar os ‘barulhentos’ a respeitarem o limite de volume de 85 decibéis durante o dia e 80 decibéis durante a noite.  A partir da próxima semana, a Divisão de Comunicação começa a distribuir panfletos casa a casa e instalar outdoors pela cidade com informações sobre a ‘Lei do Silêncio’, que entrou em vigor no último dia 12.

A Guarda Municipal também vai auxiliar no trabalho de conscientização, alertando a população sobre as penalidades durante as ‘blitz’ rotineiras.

O período sem multas, no entanto, termina no dia 12 de julho. A partir desta data, quem desrespeitar a Lei será notificado e, em caso de reincidência, multado no valor de R$ 600. “Mas se o cidadão continuar a não colaborar com a tranquilidade dos vizinhos, a multa será de R$ 1.200”, alerta o secretário Municipal de Segurança Pública, Sidney Juarez Alonso.

No entanto, o secretário diz que espera a colaboração da população para não ser obrigado a punir os contraventores. “Quando começamos a notificar os proprietários de veículos abandonados sobre a necessidade de recolha, por exemplo, a população colaborou bastante e os donos retiraram 21 das 30 carcaças por conta própria. Agora, com a ‘Lei do Silêncio’ desejamos que os louveirenses também colaborem e deixem de exagerar no barulho de forma voluntária”, opina.

Reincidência = multas pesadas

Caso o cidadão persistir com o barulho após a primeira multa, os equipamentos causadores de ruídos e sons não permitidos serão apreendidos, sendo liberados apenas após pagamento de taxa no valor de R$ 500. Se o volume alto persistir em comércios ou industriais, o estabelecimento será interditado até a conclusão das modificações acústicas necessárias.