Governo | 17/04/2013
Junior Finamore participa de debate sobre Mobilidade Urbana em Campinas
O prefeito de Louveira, Junior Finamore, participou do debate “Transporte sobre Trilhos: Ciclo de conversa sobre Mobilidade Urbana e Integração nas Metrópoles”, realizado na segunda-feira (15 de abril), no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas. Durante o evento, cerca de 300 especialistas em trânsito e transporte, prefeitos e deputados apontaram o transporte sobre trilhos como solução para diminuir os problemas nestas áreas.
Organizado pela Frente Parlamentar Paulista de Bilhete Único Metropolitano, em conjunto com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e o Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários do Brasil (SindPaulista), o debate teve como principal objetivo identificar gargalos do trânsito e transporte da Região Metropolitana de Campinas (RMC), assim como elaborar projetos de integração do transporte público.
“As ferrovias no Brasil carecem de investimento para modernização e as linhas férreas são antigas e desconexas”, afirma Junior Finamore, que, com o secretário de Transporte de Jundiaí, Dinei Pasqualini, representou o Aglomerado Urbano de Jundiaí no debate. Para o prefeito de Louveira, a carência no transporte sobre trilhos é histórica, já que a malha foi construída para transportar café do interior para o porto de Santos. Diante disso, Finamore defende a necessidade de interligar as linhas do Estado e modernizá-las para garantir a efetividade do transporte sobre trilhos.
Segundo análise do deputado estadual e coordenador da Frente Parlamentar de Implantação do Bilhete Único Metropolitano, Gerson Bittencourt, as propostas elencadas durante o debate representam “uma importante colaboração para a Política Nacional para a Mobilidade Urbana Sustentável”. Para ele, ainda há muitos desafios para implantação de um sistema de transporte sobre trilhos de qualidade e integrado, e este entrave só será solucionado com o trabalho conjunto de todas as esferas de poder. Bittencourt defendeu também a criação de um sistema de integração metropolitana do transporte coletivo nas Regiões Metropolitanas de São Paulo, Jundiaí e Campinas.
O presidente do Conselho da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, defendeu a criação de parcerias entre os governos e com a iniciativa privada para transformar em realidade a integração dos sistemas ferroviário e rodoviário, “nos moldes dos países europeus, com qualidade e preço justo”, afirmou.
Já para o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, investir em transporte sobre trilhos significa corrigir um “erro histórico”. “A estrada de ferro sempre foi eficiente, mas quando o modelo rodoviário começou a ser implantado, a ferrovia começou a ser colocada de lado, um erro histórico que deve ser corrigido por necessidade”, afirmou Donizette, que apontou a posição estratégica de Campinas como fator potencial de interligação de diversas regiões por meio de ferrovias.
O deputado federal Guilherme Campos endossou o coro pela implantação de ferrovias como uma das soluções para desafogar o sistema rodoviário. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias Paulistas, Francisco Aparecido Felício França, por sua vez, disse que o sistema ferroviário é uma realidade nos países desenvolvidos e seu desenvolvimento no Brasil traria tarifas acessíveis. “Nos países desenvolvidos os trens são responsáveis por transportar 80% da produção, já no Brasil apenas 23% da carga produzida é levada aos portos através dos trilhos”, argumentou.
Participaram do evento autoridades regionais, estaduais e federais, os deputados estaduais Francisco de Assis Pereira de Campos – o professor Tito-, Antônio Mentor e Mauro Bragato. O debate contou ainda com a participação do presidente da Agência Nacional de Transporte Público (ANTP), Ailton Brasiliense; do coordenador de Planejamento e Gestão da Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Saulo Pereira Vieira; do secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Sérgio Benassi; assim como do secretário adjunto de Transportes de São Paulo, José Evaldo Gonçalo; de Breno Motta Júnior, da EPL Brasília; e do diretor da Divisão de Indústria, Comércio e Serviços de Louveira, Luiz Henrique Schneider.