Governo | 05/03/2015

Início das atividades da ETE é considerado prioridade pela atual administração

A Estação tem capacidade de ampliação para atender a uma cidade com até 70 mil habitantes, quase o dobro da atual população louveirense

Reunião vereadores Vinhedo

Com estrutura moderna, a Estação de Tratamento de Esgoto de Louveira tem previsão de entrega em pouco mais de quatro meses, e está em fase de testes pela Prefeitura de Louveira no Bairro Ipiranga. É composta por um conjunto de instalações próprias para estações de tratamentos de esgotos por lodos ativados que incluem o poço de chegada do esgoto bruto, gradeamento para remoção dos materiais inorgânicos, tanques de decantação e aeração, recirculação do lodo, e desinfecção e descarga do efluente líquido.

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), órgão de regulação ambiental ligado ao Governo Estadual, já emitiu a licença de operação da Estação de Tratamento de Esgoto.

Além de investir no tratamento do esgoto – informa o secretário Sinésio Scarabello -, a Secretaria possui um planejamento extenso na área de abastecimento e tratamento de água, que inclui o término da nova Estação de Tratamento de Água, nove reservatórios de água tratada e a substituição de trechos antigos da rede de distribuição - a exemplo das intervenções na tubulação que abastece a região do Parque dos Estados e parte do Centro, onde foram colocados novos tubos de PEAD (Polietileno de alta densidade) em substituição à tubulação de amianto, que ocasionava diversos vazamentos.

A Estação ainda possui dutos que transportam os efluentes tratados para um trecho do Rio Capivari localizado depois do ponto de captação de água de Vinhedo. Com isso, além de Louveira colaborar com a saúde de sua população e com o meio ambiente, a cidade vizinha poderá captar água de melhor qualidade e sem os efluentes.

Saúde

O funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto do Capivari também vai gerar um grande avanço na área de prevenção em Saúde. Segundo dados da Organização Municipal de Saúde (OMS), a cada real investido na área de saneamento básico, economizam-se de 4 a 5 reais em Saúde, pois diminui a incidência de doenças causadas por seres que se proliferam no esgoto a céu aberto.

Recuperação de serviços infraestruturais e equipamentos

Para que a ETE passe a trabalhar com todas suas funções, é preciso concluir as obras de recuperação de serviços e equipamentos, cuja última etapa, a impermeabilização de sete tanques de tratamento, se iniciou já esta semana. A previsão é que o serviço termine dentro de três meses, e já em junho a Estação possa operar em todas as suas fases.

A partir de setembro, atingido o equilíbrio de operação e do processo de tratamento, já será possível remover pelo menos 90% da carga poluidora de esgoto.

Encontro com vereadores Vinhedo

Na manhã de segunda-feira, 21, o prefeito Nicolau Finamore Junior recebeu em seu gabinete os vereadores de Vinhedo Rodrigo Paixão, Ana Genezini, Hamilton Port, Bacural Dias, Nil Ramos, Paulinho Palmeira e Valdir Barreto. O encontro teve como objetivo o despejo de esgoto não tratado por Louveira no Rio Capivari, principal leito de abastecimento de água em Vinhedo, que resultou na impossibilidade de coleta pelo município, em alguns períodos do ano passado, graças à grande concentração de poluentes que impediam o devido tratamento. O secretário de Água e Esgoto de Louveira, Sinésio Scarabello Filho, esteve presente na reunião para esclarecer as dúvidas dos parlamentares.

Júnior Finamore e Sinésio Filho ainda fizeram uma breve apresentação acerca dos investimentos da cidade em saneamento e abastecimento, como a troca das tubulações de amianto por de PEAD, que reduz a perda de água por vazamentos; o planejamento para construção de reservatórios nos bairros, a maioria com capacidade para 1,5 milhão de litros; a construção de nova Estação de Tratamento de Água, que poderá tratar até 200 litros por segundo, entre outros.

Visita à ETE

Após a reunião, a comitiva acompanhou o secretário Sinésio Filho em visita à ETE de Louveira. Os vereadores foram recebidos pela responsável técnica Lidiane Alves, que apresentou as etapas do tratamento parcial que já é realizado no local e como funcionará a estação após a recuperação de serviços e equipamentos.

Atualmente, a estação opera com o tratamento preliminar removendo nas unidades de gradeamento grosso, gradeamento fino e caixa de areia matérias sólidos presentes no esgoto doméstico.

Entre as alternativas de tratamento de esgoto a ETE Louveira foi concebida pela associação do tratamento anaeróbio e aeróbio com o uso de sistema de reatores anaeróbio de manta de lodo (UASB) e de lodos ativados (convencional).

Esta concepção garante a redução da produção de lodo, redução no consumo de energia elétrica, redução no volume total das unidades, redução no consumo de produtos químicos para desaguamento do lodo, menor número de unidades a serem implementadas, menor necessidade de equipamento, maior simplicidade operacional e maior melhor qualidade água lançada no rio.

Um novo laboratório está sendo construído, para a realização de análise físico-química com a finalidade de monitorar o processo da ETE  e a qualidade de efluentes líquidos lançados no Rio Capivari.