Educação | 27/07/2022

INFÂNCIA - Prefeitura promove a 11ª Semana do Bebê com o tema ‘O Brincar que Abraça’

A Prefeitura de Louveira vai promover atividades dirigidas à crianças e seus familiares em escolas municipais, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos Serviços de Assistência Social

Com o tema "O Brincar que Abraça", a Prefeitura de Louveira realiza, entre os dias 1º e 6 de agosto, a 11ª Semana do Bebê. A edição 2022 será realizada em consonância com as atividades do Comitê Regional da Primeiríssima Infância, composto pelas cidades de Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Cabreúva e Morungaba.

A Semana do Bebê tem como principal objetivo assegurar a atenção adequada as gestantes e crianças de 0 a 6 anos de idade, tornando o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

De acordo com as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Educação - responsáveis pela execução das ações em Louveira - o tema escolhido pretende conscientizar a população sobre importância do brincar para o desenvolvimento da criança. A Semana do Bebê também conta com o apoio das secretarias municipais de Gestão Ambiental, Cultura e Esporte Lazer e Juventude, além de órgãos como o Fundo Social de Solidariedade, Pastoral da Criança e Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA).

Anualmente, a Semana do Bebe promove discussões intersetorais sobre temas como mortalidade infantil, aleitamento materno, nutrição, parentalidade, gravidez na adolescência, educação infantil de qualidade, formação de vínculo e estimulação do bebê.

Segunda a sexta-feira
Entre segunda e sexta-feira da próxima semana, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), berçários e escolas da Rede Municipal de Louveira terão ações desenvolvidas especialmente para os pequenos de até três anos e seus familiares. Serão atividades educacionais, lúdicas e culturais como:

-  incentivo a alimentação saudável e amamentação
- brincadeiras que estimulem o desenvolvimento motor
- dicas para prevenção de acidentes em casa e na escola
- exposição de fotos, roupinhas e brinquedos dos bebês
- contação de histórias infantis com fantoches
- brincadeiras de faz de conta
- dicas de brincadeiras que as famílias possam realizar com seus filhos em casa
- link de técnicas de Shantala para a família realizar com seus bebês em casa
- músicas infantis
- dicas de brinquedos para bebês e crianças até três anos
- dicas sobre hábitos de higiene
- dicas sobre a hora do banho
- estimulo à autonomia, autoconfiança.

Encerramento da Semana
No sábado (6), a Praça da Bica recebe o evento de encerramento da Semana do Bebê. A programação acontece das 9h às 15h e terá atividades gratuitas para toda a família.

No local, haverá brinquedos infláveis, distribuição de pipoca e algodão doce, trenzinho, aulas zumba, painel para tirar fotos e parque sensorial para bebês.

A Prefeitura também vai instalar stands das secretarias e parceiros com o intuito de desenvolver atividades com as crianças da Pastoral da Criança.

A Secretaria da Gestão Ambiental realizará a entrega de mudas de árvores. A Saúde dará orientações de higiene bucal dos pequenos.

A programação também vai contar com:
- Oficina Baby Fusion (parceria Esporte);
- Roda de conversa com profissionais do SUAS e gestantes atendidas no CRAS Santo Antonio
- Dança com Bebês (parceria com Esporte; e Teatro/contação de história (parceria da Cultura).