Saúde | 13/09/2022
IMUNIZAÇÃO - Saúde centraliza aplicação da vacina BCG na UBS 21 de Março às segundas, quartas e sextas-feiras
Medida foi adotada devido ao baixo estoque do imunizante no município; atendimento ocorre das 13h às 15h
A Secretaria de Saúde de Louveira está aplicando a vacina BCG, que previne a tuberculose, temporariamente apenas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim 21 de Março a partir desta terça-feira (13).
A medida foi adotada devido ao baixo estoque do imunizante no município. O envio é feito pelo Grupo de Vigilância Epidemiológico (GVE), do Governo do Estado.
A BCG está disponível na UBS 21 de Março às segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h às 15h. Não é preciso agendamento.
UBS Jd. 21 de março
Endereço: Rua Luiz Gonzaga, 375 – Jd. 21 de Março
Horário de vacinação: 13h às 15h
Contato: (19) 3878-0728
Outras vacinas
As vacinas contra a pólio e as da Campanha de Multivacinação continuam sendo aplicadas em todas as UBSs de Louveira, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h, até o dia 30 de setembro.
Pólio
A Prefeitura de Louveira pede aos pais e responsáveis que procurem pelos postos para garantir a imunização de crianças de 1 a 4 anos.
Também chamada de pólio ou paralisia infantil, a poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode levar a paralisias musculares, em geral nos membros inferiores, ou até mesmo à morte. A vacinação é a única forma de prevenção.
Multivacinação
Já os menores de 15 anos que não foram imunizados ou que estejam com a caderneta incompleta, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, devem ser imunizados. Serão oferecidas 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela, hepatite A e meningite e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.
A Secretaria de Saúde reforça que todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).