Segurança | 27/01/2014

Implantação de Câmeras de Segurança chega à fase final

Foto: Jasso / PML

A Prefeitura de Louveira segue com os trabalhos de implantação do sistema de videomonitoramento da cidade por câmeras. Na última semana a empresa responsável pelo serviço concluiu a ligação da fibra ótica na sala de videomonitoramento instalada na sede da Guarda Municipal, que já está com todos os equipamentos instalados. A partir desta ativação, as câmeras do Centro da cidade já poderão ser ligadas, o que deve ocorrer já na próxima semana.

Já o videomonitoramento da região do Santo Antônio só começa a funcionar dentro de duas ou três semanas. Isso porque a comunicação entre o aparato do Centro e do outro lado da Anhanguera será feita via rádio transmissor e a estrutura que irá sustentar os rádios está em fase final de acabamento.  No total serão quatro rádios que farão essa ponte. O sistema, denominado Infovia, conta inicialmente com 88 câmeras, sendo 68 em todas as entradas e saídas da Louveira, formando um grande cinturão de segurança em torno da cidade. As outras 20 restantes serão acopladas em pontos estratégicos com grande circulação de pessoas, como praças, bancos e escolas.

“Todo esse aparato vai gerar um grande avanço na área de segurança pública em nossa cidade, e até mesmo na região. Temos que utilizar a tecnologia em nosso favor para se prevenir e coibir os focos de criminalidade”, opina o prefeito Junior Finamore. Acredito que com essas câmeras de última geração conseguiremos oferecer um grande apoio às forças policiais”, acrescenta.

O projeto da Infovia foi readequado recentemente pela Prefeitura para incorporar câmeras do tipo OCRs, que conseguem efetuar a leitura de placas de veículos.  Além deste modelo, está prevista a instalação de mais dois tipos de câmera: a DOME, com giro de 360 graus e alcance do zoom que chega a quilômetros de distância, e a fixa. Todas as câmeras serão de alta resolução em HD, o que facilita a identificação de possíveis veículos roubados, além de indivíduos suspeitos.

Equipe de trabalho da GM

A equipe que irá monitorar as Câmeras foi rigorosamente selecionada e passará por treinamento ministrado pela empresa que implantou o sistema. Ao todo serão 14 guardas municipais coordenados por um inspetor, que juntos serão responsáveis pela comunicação de rádio, atendimento e despacho das ocorrências, monitoramento das câmeras e controle de entrada e saída de veículos suspeitos. “O funcionamento desta central vai gerar um ganho muito grande em segurança. Estaremos trabalhando em conjunto com Vinhedo, Itatiba, Jundiaí e outras cidades da região, compartilhando dados sobre os crimes que ocorreram nessas cidades e criando assim um cinturão inteligente de informações”, informou o secretário de Segurança de Louveira, Sidney Alonso Juarez.

Van com videomonitoramento

A Prefeitura de Louveira adquiriu recentemente um Van que será adaptada como base de videomonitoramento. O veículo será aparelhado com os equipamentos mais modernos em sistema de vigilância.

A base de monitoramento contará com câmeras de alta resolução com alcance de mais de 2 mil metros, elevadas sob o teto do veículo por um mastro de seis metros de altura. Contará ainda com mesa controladora, transmissor e receptor, rádio digital com gps, roteador wi-fi 3g, telemetria móvel, sistema de sinalização áudio visual, forração acústica, ar condicionado, gerador de energia e monitores.

Os guardas selecionados para operar essa base também vão passar por um período de treinamentos. O veículo será empregado nos locais de grande concentração de pessoas, nos bairros com maior índice de crimes, e nas festas e eventos esportivos da cidade, conforme informou o secretário Municipal de Segurança. “Estamos entrando de vez na era da tecnologia e informação. Já implantamos o gestor de emergência que gerencia todas as atividades diárias da guarda, as ligações telefônicas e a comunicação de rádio são gravadas. Estamos estudando também a implantação do sistema de vídeo monitoramento embarcado em todas as viaturas da guarda, o que trará mais segurança aos munícipes e aos guardas municipais”, concluiu.