Educação | 01/04/2014
Imigração e miscigenação das raças em Louveira é contado durante chá na EMEF VilaPasti
Os docentes dos 5º anos da EMEF Vila Pasti, com apoio de toda a equipe escolar e da comunidade, realizou no último dia 14, um encontro com os avós intitulado “ Chá dos Avós”. O evento constitui uma das etapas do ‘‘Projeto Louveira’’, desenvolvido pela unidade escolar em comemoração ao aniversário do município.
Regado à vários tipos de chás e bolos, muitos deles feitos pelos avós, os 120 alunos envolvidos no projeto puderam ouvir significativos relatos sobre o processo de imigração e miscigenação das famílias hoje instaladas no município de Louveira.
Dentre os muitos assuntos abordados e que chamou a atenção dos estudantes nos depoimentos dos avós esteve o fato de que, na época em que eram crianças, devido as dificuldades daquele tempo, muitos puderam estudar só até o terceiro ano e a grande maioria, com 7 anos de idade, já ajudava os pais na roça de café, morango e uvas. Os avós também revelaram que andavam muito para chegar até a escola e que a merenda era feita com ingredientes levados por eles próprios e que quando chovia as dificuldades aumentavam ainda mais e, em certos casos, tinham que esperar as águas baixarem para atravessar a ponte e chegar a escola.
Aos 62 anos de idade, a avó Leontina Copelatte se considera uma vitoriosa ‘‘Apesar de todas as dificuldades do passado hoje sou uma vencedora. Tenho minha casa própria, três filhos e seis netos e consegui dar dignidade a minha família. Obrigado minha Louveira pelo que tenho’’ , disse a senhora, emocionando alunos com suas histórias e experiências.